A riqueza cultural, os valores do nosso povo, a luta dos produtores e agricultores. O Extremo Sul baiano é rico em todas essas coisas. Uma comunidade forte e atuante na produção de bens e serviços.
O cenário se apresenta como palco de transformação constante e o fruto desse labor é uma terra fértil e produtiva. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento o Brasil é o 3º produtor de leite do mundo, com mais de 34 bilhões de litros por ano. Na Bahia, a cadeia produtiva do leite vem se expandindo desde 2019 e o estado ultrapassou a marca de produção de 1 bilhão de litros/ano. Um exemplo dos bons números do setor está no município baiano de Ibirapuã, a cerca de 900 km de Salvador, que processa 650 mil litros de leite por dia, produzindo mensalmente mil toneladas de soro de leite em pó e outras 2.300 toneladas de derivados industrializados. Nosso estado ocupa a 7ª posição da produção leiteira
Atualmente, por ordem, as regiões de maior produção de leite na Bahia são o Centro-Sul, o Sul e o Nordeste do estado. Os municípios de Itarantim, Medeiros Neto, Macarani, Jaborandi, Itanhém e Ibirapuã são os destaques do setor.
Segundos especialistas do setor é o momento de expansão da bacia, de estimular a produção e fazer com que o produtor tenha o pleno entendimento de que investir no leite é um bom negócio.
Visando tal potencial para o Extremo Sul da Bahia, a DELÍCIAS NA FAZENDA e seus parceiros estão promovendo o Festival do Queijo, com a insígnia de buscar evidenciar a cultura do leite ao Extremo Sul baiano.
Vimos nisto uma grande oportunidade de transformar a cultura do leite em um hit, onde as pessoas vão e divirtam-se, mas também conheçam a cultura do leite, a pecuária, o trabalho do fazendeiro (a), do vaqueiro, dos pequenos (a) produtores rurais, distribuidores e através disso proporcionar que eles apresentem os seus produtos ao público com muito entretenimento.
No quesito de campanha, além dos parceiros temos como mote:
A hastag #leite quente representa o leite e os derivados da nossa região.
O touro, que é valente, é forte e representa os produtores rurais a força do campo.
Além disso a festa também busca fazer uma mistura da cultura do leite com o litoral da Bahia, o verão, as praias e o calor baiano, reunindo as comunidades rurais e tradicionais, destacando que elas têm muita beleza e saúde, tal beleza que será representada através do desfile das gatas molhadas, onde garotas dessas comunidades desfilarão e concorrerão ao título de rainha do Queijo.
Busca-se alegrar as pessoas e ao mesmo tempo apresentar novidades, levar conteúdo e entretenimento a elas, fazer a resenha com o leite quente e mostra a elas o que é a Festa do Queijo – ao vivo.
Em síntese, queremos realizar esse evento tanto na zona rural, bem como no litoral associando a moda, a beleza, a estética, saúde e autoestima.
É uma grande oportunidade de fazer com que nesse verão/2022 a moda se torne o leite quente, sem perder o sentido formal e técnico. Por conseguinte, não toleraremos a violência, assédio ou discriminação, pois buscamos a integração de todos e o intuito de desenvolvermos com sustentabilidade, responsabilidade social e econômica ações para nossa região
FESTA DO QUEIJO – EXTREMO SUL – VERÃO 2022
*Data/Horário: 05 de Fevereiro 2022 às 15hs
*O que* ? Queijo ao VIVO 2022
*Onde* ? Sitio Coimbra , Helvecia – Nova Viçosa BA
*Comunidades envolvidas: Volta Miúda (Caravelas BA) , Helvecia (Nova Viçosa BA), Rio do Sul ( Nova Viçosa BA) , Vila Juazeiro ( Ibirapuã BA)
*Programação Oficial: Canal do Instagram @queijoaovivo – 73 32914343 – Whats 71 984019903.
A mulherada paga apenas 15 reais para curtir toda festa e impulsionar a eleição da rainha do Queijo no tremo Sul da Bahia.