Na área da educação, o letramento digital está relacionado com o conhecimento necessário para saber como usar os recursos tecnológicos e da escrita no meio digital.
Como as aulas estão acontecendo de forma remota essa ferramenta de ensino tem ganhado força. Na quarta-feira (19), aconteceu em Teixeira de Freitas a primeira aula do curso de Letramento Digital oferecido a professores da rede Municipal de Ensino. De acordo com a Secretaria de Educação, o curso tem como objetivo principal auxiliar professores no uso da plataforma Google Forms, que será usada para elaboração e distribuição de atividades para estudantes do município.
Atualmente existe um cronograma de entrega e recebimento de atividades impressas que é divulgado pela Secretaria ao longo do ano letivo. Os pais ou responsáveis do aluno precisam se dirigir a escola no horário de atendimento para entregar as atividades para avaliação dos professores e receber as novas atividades. Com o uso do Google Forms esse deslocamento se torna obsoleto e as atividades são avaliadas em tempo real já que são realizadas através do link da plataforma, além de facilitar o acesso para alunos que moram a distâncias maiores.
Em um levantamento feito pela Secretaria de Educação e Cultura, 92% dos alunos possuem acesso à internet, esse número foi base para realizar a adaptação dos estudos remotos, facilitando assim o ensino. Ainda serão disponibilizadas as atividades impressas para alunos que não tenham equipamentos eletrônicos ou acesso a internet, mas por ser um número reduzido, o trabalho das equipes administrativas alocadas nas escolas diminuirá, assim como o impacto ambiental.
O curso foi oferecido de forma presencial com o Professor Cezar Rocha como palestrante e realizado na Escola Municipal do São Lourenço. O mesmo conteúdo foi disponibilizado de forma remota com a Professora Maria Lúcia como palestrante. Para a primeira turma de professores do Curso de Letramento Digital, foi realizada uma pré-seleção nas redes municipais de ensino, porém as próximas turmas terão uma oferta mais abrangente, basta apenas o professor manifestar interesse na secretaria da unidade de ensino em que leciona.
Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Educação e Cultura no número abaixo!
Secretaria de Educação e Cultura: (73) 3011-0200 / (73) 3011-0210
Fonte: ASCOM