O Povo News

CPI ouve presidente do INSS e pode votar pedidos de quebra de sigilo Banco Master

Colegiado se reúne nesta quinta-feira, na primeira sessão após a volta do recesso parlamentar

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do INSS deve analisar nesta quinta-feira pedidos de quebra de sigilo bancário e fiscal relacionados ao Banco Master. Além disso, o colegiado ouve o depoimento do presidente do instituto, Gilberto Waller Júnior.

Os pedidos de quebra de sigilo relacionados ao Master foram apresentados pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE) e deputados da bancada do Novo. Os parlamentares solicitam informações sobre contas, investimentos, bens, direitos e valores mantidos em instituições financeiras pelo banco. A medida integra a investigação sobre possíveis irregularidades na concessão de crédito consignado a aposentados e pensionistas.

Segundo integrantes da CPI, mais de 250 mil contratos de empréstimos consignados vinculados ao banco apresentam indícios de irregularidades, incluindo casos suspeitos de contratação sem autorização dos beneficiários.

O presidente da CPI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), anunciou o adiamento do depoimento de Daniel Vorcaro para o dia 26 de fevereiro, antes previsto para esta quinta. A decisão foi tomada após reunião com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, relator de processos envolvendo o Banco Master.

Como mostrou O GLOBO, Com a retomada dos trabalhos do Congresso, a reta final dos trabalhos da CPI do INSS é marcada por uma batalha entre aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o senador e pré-candidato ao Planalto Flávio Bolsonaro (PL-RJ). O embate antecipa a disputa das eleições na arena do Legislativo.

Opositores do governo no colegiado querem aprovar a quebra de sigilo do filho do presidente Fábio Luis Lula da Silva, conhecido como Lulinha, enquanto governistas defendem a devassa nas contas de Flávio Bolsonaro.

O argumento dos dois lados é uma possível ligação dos alvos com o empresário Antonio Carlos Antunes, o careca do INSS, um dos principais operadores do esquema contra aposentados e que está preso.

 

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

image-27-1024x682
Captura de tela 2026-02-03 173438
Capturar
Capturar
Capturar
Capturar
Capturar
WhatsApp Image 2026-02-03 at 07.45
Captura de tela 2026-02-02 204518
Captura de tela 2026-02-02 203654
Captura de tela 2026-02-02 203218
Captura de tela 2026-02-02 202701