O Povo News

Conferência Municipal de Assistência Social acontece em Caravelas

Conselho Municipal de Assistência Social de Caravelas (CMAS), com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, realizou, nesta quinta-feira (13), a VII Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. O evento, que aconteceu no auditório do Colégio Polivalente de Caravelas, das 8h às 17h, teve como público alvo usuários da assistência social, representantes de entidades socioassistenciais, gestores de políticas públicas e comunidade em geral
A Conferência teve como objetivo: debater, elaborar e promover diretrizes para a política de serviços socioassistenciais do município.
Segundo o vice-presidente do CMAS, Danilo Farias, as conferências são um instrumento da política de assistência social, para estabelecer a participação da sociedade civil na construção de políticas públicas efetivas. Para ele, é fundamental a participação popular: “Aqui é o lugar onde as pessoas participam e opinam e dizem as suas necessidades, as suas realidade, para que o estado tome ciência disso e aplique as políticas de forma eficiente.”, destacou Danilo.
O prefeito Silvio Ramalho fez a abertura da Conferência, ressaltando a importância de criar uma gestão participativa com a população. “O nosso objetivo é reunir a gestão e a sociedade para debater e decidir quais são as prioridades no município, além de levar propostas para a conferência estadual.”, explicou o Silvio Ramalho
A estudante caravelense, do curso de Serviço Social, Geysa Alves, estava feliz em participar da conferência pela primeira vez. “É muito importante saber como são criadas as políticas públicas voltadas para a assistência social. A experiência foi muito enriquecedora e gratificante.”, disse a estudante.
A programação da conferência começou as palestras: 
1ª Danilo Farias – vice-presidente do CMAS
EIXO 1: A proteção social não contributiva e o princípio de equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.
2ª Antônio Bita Flora – Secretario executivo do SMAS
EIXO 2: Gestão democrática e controle social: O lugar da sociedade civil no SUAS
3ª Fábio dos Santos Pinheiro – coordenador do Programa Bolsa Família.
EIXO 3: Acesso Às Seguranças Socioassistenciais e a articulaão entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.
4ª Elisabethe  Alves – psicóloga do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)
EIXO 4: A legislação como instrumento ara uma gestão de compromissos e responsabilidade dos entes federativos para a garantia de direitos socioassistenciais.
Após as palestras, os participantes discutiram em grupo, apresentaram e votaram nas propostas que serão levadas à XI Conferência Estadual de Assistência Social pelos delegados que também foram eleitos durante o evento.
O encerramento ficou com a apresentação cultural de percussão de alunos do Movimento Cultural Arte Manhã.
Por: ASCOM – Caravelas 
 

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

Imagem do WhatsApp de 2024-07-19 à(s) 06.07
Imagem do WhatsApp de 2024-07-18 à(s) 07.34
OIF
2344er
agora3_33
download
FmxpEXGWQBYF6ba
1000386008-300x200
R
governador-jeronimo-divulgacao-GOVBA-1000x530-1-e1705379913161-1728x800_c
Imagem do WhatsApp de 2024-07-17 à(s) 11.46
R