As Comunidades de Juazeiro, Rio do Sul estiveram reunidas para celebrar as tradições e a cultura dos antepassados entre os dias 24, 25 e 26.
Em Juazeiro a tradição manteve-se viva sob a guarda de Núbia Américo e seu esposo Edmundo, tal como Dona Diolísia, popularmente, Dona Mocinha organizaram uma celebração vibrante mantendo os costumes e a tradição daquela comunidade.
Vídeos de juazeiro
Quilombolas são os descendentes e remanescentes de comunidades formadas por escravizados fugitivos (os quilombos), entre o século XVI e o ano de 1888 (quando houve a abolição da escravatura), no Brasil.
É considerada quilombola aquela pessoa que se autodetermina pertencente a esse grupo. A autoatribuição da identidade quilombola é um processo de reflexão da pessoa que pertence a um grupo historicamente constituído e que reivindica sua identidade como membro desse grupo.
Já na Comunidade Rio do Sul a celebração foi organizada para um só dia, precisamente dia 26, no domingo. Muita alegria, encontro de irmãos e muita confraternização.
Vídeos do rio do sul