O Povo News

Como será o clima no mês de agosto no Brasil

Previsões do modelo do ECMWF indicam que o mês de Agosto apresentará uma tendência de temperaturas acima do normal, porém com mudanças na distribuição de chuvas.

Ao longo dos últimos meses, as chuvas têm se concentrado em três extremos do país – o Sul, o litoral do Nordeste e o extremo norte. Enquanto isso, há municípios na porção central do país que não registram um pingo de precipitação a quase 110 dias, o que representa uma estiagem intensa e fora do normal.

Embora o inverno seja naturalmente o período mais seco no Brasil, com menores índices de chuva especialmente na região central, a estiagem chegou de forma precoce e intensa em algumas áreas. Isso inclui parte da Amazônia e também do Pantanal, que está registrando números recordes de focos de incêndios florestais.

No que diz respeito às temperaturas, é possível dizer que o inverno está mais quente do que o habitual em todo o país. Muitos municípios estão registrando temperaturas típicas de verão, mesmo no Sul e Sudeste – regiões que geralmente apresentam temperaturas mais amenas nesta época do ano. A questão que fica é, será que estes padrões continuam em Agosto?

Como ficará o padrão de chuvas em agosto?

Julho terminou com o avanço de uma frente fria que fez o tempo virar na região Sul e parte do Sudeste do Brasil. Com a formação de novos sistemas no início de Agosto, como ciclones e frentes frias, as primeiras semanas do mês se mantêm relativamente chuvosas no Sul. Ao longo do mês, a precipitação pode diminuir bastante, mas permanece dentro da média.

No Nordeste, e especialmente na região dos litorais, também há uma tendência de chuvas dentro a acima da média ao longo da maior parte do mês. Embora Agosto comece um pouco mais seco que o normal, as chuvas tendem a retornar e se manter frequentes na região até Setembro.

No restante do país, Agosto se inicia sem tendências de chuva significativas. No entanto, tudo indica que a segunda quinzena do mês será bastante seca, com fortes anomalias negativas de precipitação se formando em praticamente todo o Brasil central, incluindo as regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte e do Nordeste.

Isso significa que, muito provavelmente, a estiagem no Brasil central continuará ao longo de todo o mês de Agosto, e alguns municípios podem chegar a registrar 140 dias sem chuva.

Vale lembrar que Agosto já é um mês naturalmente seco, então a manutenção da estiagem e do tempo extremamente seco podem impulsionar ainda mais os focos de incêndios florestais no Brasil central, além de agravar doenças respiratórias da população.

Como ficarão as temperaturas em Agosto?

Seguindo uma tendência similar à de chuvas, o avanço de frentes frias na primeira quinzena de Agosto pode impulsionar massas de ar frio que também mantém as temperaturas dentro ou abaixo da média em parte das regiões Sul e Sudeste na primeira quinzena do mês.

No entanto, a partir da segunda quinzena, o calor acima da média retorna para todo o país. A única exceção é a região Nordeste – onde, na segunda quinzena do mês, a formação de nebulosidade pode ajudar a manter as temperaturas dentro da média, atingindo patamares um pouco mais amenos do que no restante do país.

Ainda assim, num geral, podemos esperar a ocorrência de novos eventos de bloqueio atmosférico especialmente na segunda quinzena do mês. Isso irá manter o tempo quente em praticamente todo o país.

Temperaturas especialmente intensas estão sendo previstas entre o Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo e norte do Paraná, que podem registrar ondas de calor pronunciadas, com temperaturas superiores a 35 graus.

EM RESUMO, Agosto se inicia frio e chuvoso no Sul do país, mas gradualmente volta a ficar seco e quente. No Nordeste, especialmente no litoral, o clima se mantém chuvoso e com temperaturas dentro da média. Em todo o Brasil central, a estiagem e o calor continuam e não há indícios de melhora na situação.

Vale lembrar que, embora o fenômeno não esteja influenciando o clima do inverno, as atualizações dos modelos climáticos seguem cada vez mais pessimistas em relação à chegada do La Niña em 2024. Por isso, não deixe de acompanhar as atualizações das previsões climáticas aqui no site da Meteored | Tempo.com.

 

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

Captura de tela 2024-09-13 075301
Captura de tela 2024-09-13 075508
Captura de tela 2024-09-13 080004
Captura de tela 2024-09-12 085508
luladitadores-960x540
Captura de tela 2024-09-12 084820
UESC-347x260
WhatsApp Image 2024-09-12 at 06.39
9b934180-4087-49d8-9e0a-04998bcc4098
Captura de tela 2024-09-11 081140
Captura de tela 2024-09-11 073931
Captura de tela 2024-09-11 074442