Franedir Gois/OpovoNews
Já é tradicional a realização a cada ano do Dia “D” Glaucoma, uma realização do Centro Oftomológico Especializado, sob a direção do Dr. Everton Sandes e Drª Ivana, junto com toda equipe.
A 16ª edição do Dia “D” Glaucoma, marcada por um público que vem de toda a região do Extremo Sul, com objetivo de encontrar com os profissionais que analisam e fazem o diagnóstico, entre palestras, vídeos e entrega de colírio.
O Glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro. A pressão intra-ocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento do glaucoma, não existindo contudo uma relação direta entre um determinado valor da pressão intra-ocular e o aparecimento da doença, ou seja, enquanto uma pessoa pode desenvolver dano no nervo com pressões relativamente baixas, outra pode ter pressão intra-ocular elevada durante anos sem apresentar lesões. Se não for tratado, o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma atrofia progressiva do campo visual, que pode progredir para cegueira.
Dr. Everton Sandes é, pois um grande benfeitor regional que a cada ano realiza o Dia “D” Glaucoma. São muitas as pessoas assistidas e a cada ano cresce o número de pessoas que se conscientizam nos problemas que futuramente poderão ter se não cuidar logo. “Nosso diagnóstico aqui não é uma consulta, porém as pessoas vem e são atendidas e ficam sabendo da situação que está sua visão. Tenho dito sempre para os pacientes que a visão é um bem que devemos tê-la em toda vida. Se você quer saber os danos que a visão causa é só fechar os olhos e irá sentir o quanto ela é importante e precisa ser cuidada. Já estamos na 16ª edição e as pessoas tem se manifestado com mais consciência sobre os danos, por conta disso vemos que a cada ano cresce mais o número de participantes.