Franedir Gois/Opovonews
Nossa reportagem lembrou de nossos carteiros em homenagem ao seu Dia; falando de suas atividades, desafios e conquistas. “Nosso trabalho é desafiador, pois, encontramos muitos obstáculos. Há pessoas agradáveis, tolerantes, mas, também encontramos muita gente complicada que desmerece agente, além de cachorros, calor e distancia. Amamos nosso trabalho. Aqui fazemos muita amizade e nos tornamos familiares, pois o ofício do dia – a – dia exige”. Concluiu um carteiro.
A profissão de carteiro, tal como a conhecemos hoje, só apareceu em 1835, quando começaram a entregar correspondência nos domicílios. Até essa data as pessoas usavam mensageiros, bandeirantes ou escravos para levarem as suas mensagens de um lugar para outro.
Atualmente, existem mais de 56 mil carteiros trabalhando Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que distribui mais de 8,3 bilhões de encomendas por ano.
Mensageiros sempre existiram, desde a antiguidade, mas a profissão de carteiro como a conhecemos hoje é bem mais recente. No Brasil, por exemplo, ela existe há pouco mais de 350 anos.
Apesar de muitas mensagens serem enviadas eletronicamente nos dias de hoje, o carteiro continua desempenhando um papel fundamental na sociedade atual.
Mensagem Dia do Carteiro
“O carteiro leva mensagens de amor, de alegria e de prazer, e quanta mensagem triste ele entrega sem saber!”
“Obrigado, Senhor Carteiro, por ser tão profissional. Sem saber você já levou meu coração em muitas cartas, e já trouxe muito amor dentro de muito envelopes”.
“Ele, o nosso amigo carteiro, esperado por todo o povo brasileiro,
faça chuva, faça sol, o elo de ligação entre usuário e empresa, a pessoa
querida e respeitada pela população. Através de sua dedicação e
responsabilidade, tem como seu, o dia 25 de janeiro.”