O Povo News

Black Friday no Brasil

No Brasil, a Black Friday ocorre no mesmo dia que nos Estados Unidos e se popularizou a partir de 2010. Desde então, o governo brasileiro vem intensificando a fiscalização para evitar os abusos que ficaram conhecidos como “black fraudes”.

Em geral, os golpes consistem no aumento do preço nos dias anteriores para que com os descontos da Black Friday, os produtos fossem vendidos por um valor próximo ao original.

A Black Friday é uma das datas mais importantes para o comércio varejista brasileiro, sendo a segunda data mais rentável para o comércio online, atrás apenas do natal.

O que é o Dia de Ação de Graças

O Dia de Ação de Graças (conhecido em inglês como Thanksgiving Day) é um feriado celebrado maioritariamente nos Estados Unidos e no Canadá.

Nos Estados Unidos é celebrado toda quarta quinta-feira do mês de novembro, e no Canadá, toda segunda segunda-feira do mês de outubro.

Como o próprio nome diz, o Dia de Ação de Graças é uma data em que as pessoas se reúnem e demonstram sua gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas durante o último ano.

É também um momento para expressar carinho pelos amigos e familiares. Este é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos e Canadá, juntamente com o Natal e o Ano Novo. É um feriado familiar, em que é normal realizar longas viagens para que os parentes estejam reunidos.

Outra grande tradição deste feriado é a comida, as famílias celebram este dia com muita fartura gastronômica. Tipicamente come-se peru (por isso também é conhecido como Turkey Day – Dia do Peru), batata doce, purê, torta de abóbora, torta de maçã, torta de nozes, entre outras coisas.

Origem do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day)

O primeiro Dia de Ação de Graças foi celebrado nos Estados Unidos em Plymouth, Massachusetts, pelos peregrinos fundadores da vila.

Depois das colheitas terem sido gravemente prejudicadas pelo inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621. Para celebrar a ocasião, o governador da vila organizou uma festa no outono de 1621.

Nessa festa participaram cerca de 90 índios e foram servidos patos, perus, peixes e milho. A partir desse ano, na Nova Inglaterra, em cada outono era organizada uma festa de gratidão a Deus, em agradecimento pelas boas colheitas.

Em 1863, Abraham Lincoln (presidente dos Estados Unidos na época) anunciou que a quarta quinta-feira de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças.

No Brasil esta não é uma data comemorativa comum no calendário nacional. Entretanto, em 1966, a lei nº 5.110/66 estabeleceu que as comemorações de Ação de Graças no país se dariam na quarta quinta-feira de novembro.

Normalmente, a data é lembrada por famílias de origem americana e por algumas igrejas cristãs protestantes, como: Igreja Luterana IELB (de origem americana), Presbiteriana, Batista, Metodista e Igreja do Nazareno. Universidades metodistas e cursos de inglês também costumam comemorar a data.

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

Processo contra deputados
BF-770x535
ibametro-teste-balanca-rodovia-baiana
Demarcação terra indigena
RuiCosta-03abr204
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
post-1713389641
6d4f41e9-3db8-4519-87ea-83693d3cd5e6
idosos-beneficios-carteira-do-idoso-cadastro-unico-cadunico
mor
senado