O Povo News

Berly Félix da Silva fala medicina preventiva com os remédios caseiros

Franedir Gois/OPovonews

Nascido em 10 de novembro de 1935, na Comunidade Arara, filho de nativos que sempre estiveram ligados aos remédios das plantas e raízes. Um homem estudioso que sempre está disposto em ensinar aquilo que sabe. Frequentemente é chamado nas faculdades e escolas para falar sobre a preservação da vida.

Berly, carinhosamente chamado de Zuza é um defensor exímio da Natureza, protege as matas e as nascentes na busca de equilíbrio da própria natureza.

“Sempre lutei pela preservação da natureza. Antes eu fazia, depois continuei por conta de um aventureiro que muito me incentivou. A primeira pessoa que eu ouvi falar em reforma agrária na região, era um magnata, cobra criada, conhecia muito da natureza. Um dia indo a Belo Horizonte, ele me mostrou, em Valadares, a rampa das margens do Rio Doce, os tratores trabalhando para plantar eucalipto, ele disse que aquilo não estava certo, pois iria causar erosão, nunca nem sabia o que era erosão. Pediu para não deixar fazer aqui na comunidade, pois seria prejudicial para natureza. Dali em diante comecei a lutar ainda mais, inclusive com meu pai, que não sabia do mal que causaria a destruição das matas e nascentes. Mesmo agora, estando velho, o que eu puder fazer para não deixar acontecer, eu vou lutar. No entorno de minha casa, aqui temos árvores, pastos, graças a Deus aqui só temos madeira nativa. Nesta área, antigamente era lugar de fazer roça, primeiro de mandioca, depois café e meu pai queria, depois ele me ouviu e hoje estamos aqui sem problemas. Tem árvores que já dá uns 400 de rodo de grossura. Quero aqui hoje deixar essa clareza que tenho na minha mente e peço para meus filhos que não devastem, deixem a ladeira coberta e a margem de córrego, pois fazem parte da preservação e não deixem os animais beberem nas represas, sobretudo nas cabeceiras dos córregos. Hoje quase todo mundo tem a bomba para puxar água”. Finalizou.

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

lula-e-lira
1_g20-35126769
bolsonaro-1
Deam Porto Seguro
IMAGEM_NOTICIA_1
nova-carteira-de-identidade-20191014-1133710293
doleira_nelma_kodama
Cristiano-Zanin-
DHFSHDSH
20240220_091958
Site-Sebrae-Redesoft
csm_crianca_desaparecida_pixabay_8a9c0285ea