O Povo News

Balanço: Em 2021 PM apreendeu muita droga, armas e criminosos em Teixeira de Freitas

O tenente-coronel França fez um balanço das atividades desenvolvidos pela 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), durante o ano de 2021, junto a segurança pública de todo o município de Teixeira de Freitas.

Em um relatório o comandante apresentou o resumo dos principais resultados operacionais e administrativos da unidade que, atualmente, tem um efetivo de 133 policiais.

De 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021, a Polícia Militar em Teixeira de Freitas efetuou 154 prisões em flagrante delito e cumpriu 14 mandados de prisão. Também apreendeu 36 armas de fogo e 141 veículos, além de haver recuperado 72 automóveis que haviam sido furtados ou roubados e notificado outros 418 por infração de trânsito.

No ano passado a PM apreendeu muita droga. Foram 20,668 kg de maconha, 14,615 kg de cocaína e 1,687 kg de crack.

No policiamento comunitário a 87ª CIPM criou vários projetos. O “Blitz todo dia”, amplia a presença da PM nas ruas de todo o município de Teixeira de Freitas, por meio de abordagens à pessoas e veículos. A “Lei e Ordem” desenvolve mensalmente ação de policiamento envolvendo todo efetivo em reforço às ações de patrulhamento, especialmente nas áreas consideradas de maior incidência de crimes. A reativação dos postos policiais do distrito de “Santo Antônio” e do “Bairro Bela Vista, intensificaram ações de policiamento ostensivo nessas localidades.

O “Ronda Rural Georeferenciada” ampliou as ações de polícia ostensiva nas áreas rurais do município, tendo, apesar do pouco tempo de criação, já atendido 58 propriedades. O “Vídeomonitoramento” aguarda a instalação, neste ano, de câmeras nos bairros Colina Verde, Santos Guimarães, Costa Filho e no distrito de Santo Antônio e, por meio da participação de associação de moradores, foi dado início ao vídeomonitoramento do bairro Recanto do Lago. A “Patrulha do Silêncio”, implantada em parceria com a Prefeitura Municipal, busca reduzir o número de chamadas via 190 para atendimento de ocorrências de perturbação do sossego. Já a “Rede de Proteção à Mulher”, com a participação das principais instituições voltadas à prevenção e repressão à violência doméstica, desenvolveu ações de monitoramento e acompanhamento de 415 medidas protetivas e fez 321 visitas presenciais e 84 contatos telefônicos com mulheres vítimas de violência doméstica.

Ainda em 2021 a 87ª CIPM criou o “Site de Denúncia” (www.denunciateixeira.com), que recebe informações sobre crimes e presença e ações de criminosos, buscando estreitar a relação entre a PM e a comunidade. A “Campanha Força Solidária”, que em 2021 arrecadou cerca de 10 toneladas de alimentos e 1.500 litros de água mineral, ajudou comunidades carentes de Teixeira de Freitas e de cidades da Bahia que foram atingidas pelas fortes e intensas chuvas do último mês de dezembro.

Outras ações de igual importância foram executadas pelo comandante da 87ª CIPM, como a “Reforma do Posto Policial do Bairro Tancredo Neves”, com o apoio da iniciativa privada. O posto passou a oferecer melhores condições de trabalho aos policiais militares de serviço. O início dos trabalhos de implantação ao “Gabinete de Gestão Integrado de Segurança Pública”, também foi outra iniciativa muito importante do comandante da 87ª CIPM nesse ano que passou. O gabinete envolve os principais atores da segurança pública do município de Teixeira de Freitas no combate à violência doméstica.

“Entende que a prestação de contas é o instrumento que permite a sociedade acompanhar e fiscalizar os atos e ações dos gestores públicos”, disse o tenente-coronel França, lembrando que a transparência deve se pautar pela legalidade, impessoalidade, moralidade, eficiência e publicidade.

Ascom. 87ª CIPM

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

Ao-apresentar-um-ou-mais-sintomas-da-Dengue-e-imprescindivel-que-a-pessoa-procure-um-servico-de-saude-para-diagnostico-e-tratamento-adequado
buzu-obitos-1-1
stf-foto-divulgacao
01HV4N7Y4VV8557B82P3QDS2QT
download
incendio-Amazonia1
dengue
Lula
SergioMoro-Podemos-Filiacao-Candidatura-Presidente-AlvoaroDias-RenataAbreu-39-scaled-1-848x477-1
1664292344633315f8bf64b_1664292344_3x2_md
20240409_102426
Carros-transito