Ascom
Aos 22 anos, Uldurico Júnior (PTC) foi eleito no domingo, 5 de outubro, o deputado federal mais jovem do país. Ele conquistou uma das 39 cadeiras da Bahia na Câmara dos Deputados ao somar 39.904 votos, de acordo com apurados pelo TSE. A nova bancada do PTC na Câmara também tem deputada federal mais jovem. Trata-se de Brunny, de 25 anos, eleita em Minas Gerais com 45.381 votos.
Após a confirmação do resultado nas urnas, Uldurico Júnior agradeceu a confiança depositada nele pelos eleitores. “É um orgulho muito grande ter sido eleito e recebido a confiança do povo baiano, que acreditou em mim apesar de tão jovem. Isso aumenta ainda mais meu compromisso em representar bem a Bahia na Câmara dos Deputados e honrar a tradição política de minha família em Brasília”, afirmou.
O jovem carrega uma forte tradição política nos dois sobrenomes – Alencar e Pinto. O avô materno, José Alencar Furtado, exerceu três mandatos de deputado federal pelo Paraná. O tio, Heitor Cavalcanti Alencar Furtado, foi eleito deputado federal em 1978, com apenas 22 anos. Em 1982, Heitor foi assassinado no decorrer da campanha a deputado estadual, aos 26 anos.
Outra influência política familiar foi o deputado federal Chico Pinto, também cassado durante a ditadura, que era casado com a tia materna de Uldurico Junior.
Por parte de pai, os Pinto se tornaram uma grife política no Extremo Sul da Bahia, exercendo, ao longo dos anos, inúmeros mandatos de deputado federal e prefeito em vários municípios da região.
Uldurico Junior é estudante universitário nos cursos de Agronomia, no qual passou em primeiro lugar no vestibular, e de Zootecnia. Acostumado a acompanhar a luta de seus familiares pelos direitos humanos e dos menos favorecidos, o jovem político decidiu dar uma pausa nos estudos a fim de garantir na Câmara Federal maior representatividade para a população da Bahia.