Primeira turma do curso de Medicina da Universidade Federal do Sul da Bahia realizou na última sexta-feira, dia 08 de outubro, a sua colação de grau. Pelo menos cinco turmas com cerca de 400 estudantes encontram-se em processo de integralização.
Estiveram presentes a reitora, Joana Angélica Guimarães, o vice coordenador do curso de medicina, prof. Rodrigo Silva Santos, o decano do Centro de Formação em Ciências da Saúde (CFCS), professor William Rodrigues de Freitas, além de autoridades políticas.
O deputado Federal Uldurico Júnior comemorou e felicitou os novos médicos e também àqueles que estão estudando medicina ou outras disciplinas na UFSB . O deputado chegou a destinar verba para colaborar com a Universidade, preocupado com o momento de transição política em que o país vive.
O ex-deputado federal, Uldurico Pinto, que foi a primeira autoridade política a falar sobre uma faculdade de medicina para Teixeira de Freitas, também comemorou. Segundo ele, na mentalidade de muitos, esse era um pleito impossível.
“É a concretização de um sonho. Eu fui ridicularizado quando pleiteei a causa. Posteriormente algumas pessoas caíram de paraquedas no projeto mas, o mais importante é a concretização desse sonho. Em 2008 quando empunhei essa bandeira a situação da saúde em Teixeira era muito pior que hoje. Se hoje é difícil atrair bons profissionais, na época era extremamente pior. Poucos aceitavam vir para nossa cidade. O Hospital Municipal era chamado de açougue. Era muito triste. Então eu tive esta visão. A visão de médicos sendo formados aqui e estagiando em nossos hospitais. Todos lucrando com isso, principalmente a comunidade do Extremo Sul da Bahia. Estou emocionado!” Explicou Uldurico.
Para a solenidade, os estudantes puderam optar entre a colação de grau presencial ou de forma remota. A cerimônia foi fechada somente para as autoridades e os formandos, seguindo todos os protocolos de segurança.