O Povo News

Associação Jardim dos Pássaros Fortalece Comunidade com Projetos Sociais e Culturais

Franedir Gois/OPovonews

O Programa Vozes e Riquezas da Terra, Rádio Caraípe 100,5 esteve, na manhã de sábado (6) nas dependências da Associação Jardins dos Pássaros para mostrar os trabalhos e valores desempenhados na instituição. O Projeto de Reciclagem (Mauro Augusto) que fortalece a conscientização dos bairros na separação dos materiais recicláveis. Para falar sobre cultura os jovens: Gabriel Mariano (Diretor do Grupo do Bem) e Felipe Guimarães (professor de Forró – Grupo do Bem). Também tivemos a presença de Ivan, um baluarte da Urbis.

A Associação Jardins dos Pássaros – Urbis é a Associação dos Moradores do Bairro Jardim dos Pássaros, localizada em Teixeira de Freitas, BA, com CNPJ 63.178.289/0001-53, atuando na defesa de direitos sociais e sendo um ponto de encontro para atividades comunitárias, como o projeto de coluna da prefeitura. Fundada em 1992, tem sede no Kaikan Sul e é presidida por João Carlos Souza Braga, sendo um local de referência para eventos e projetos sociais no bairro.

Mauro Augusto sempre foi entusiasmado pela reciclagem e acrescenta que os recicladores são essenciais para a sustentabilidade ambiental e social, pois são responsáveis pela maior parte da reciclagem no Brasil, evitando que o lixo polua o meio ambiente e prolongando a vida útil dos aterros sanitários. Além disso, geram emprego e renda, impulsionam a economia circular e desempenham um papel fundamental na gestão de resíduos sólidos, conectando o material que sai das residências à indústria.

Os catadores atuam na coleta, triagem e processamento de materiais recicláveis, sendo responsáveis por cerca de 90% da reciclagem no Brasil. Esse trabalho é vital para a economia circular, pois permite que materiais voltem para a cadeia produtiva. Para a sustentabilidade a atividade reduz a quantidade de resíduos enviados a aterros, aumenta a vida útil desses locais e diminui a necessidade de extrair novas matérias-primas da natureza. Para geração de renda e inclusão, o trabalho dos catadores gera renda para milhares de famílias e é fundamental para a inclusão social, dignidade e qualidade de vida desses profissionais. Na redução da poluição, ao retirarem os resíduos das ruas, rios e outros locais, eles evitam a poluição do solo, da água e do ar, contribuindo para um meio ambiente mais limpo.

Importância na gestão de resíduos

Elo da cadeia, os catadores formam o elo fundamental que conecta o lixo doméstico à indústria de reciclagem, sendo a base da logística reversa na comunidade. Torna-se um serviço de utilidade pública, pois, desempenham um serviço público essencial de coleta, separação e reciclagem de resíduos sólidos, sendo importantes no controle do lixo em todo o país. Fortalece a consciência ambiental e o reconhecimento do trabalho dos catadores ajuda a promover uma maior conscientização sobre a importância da coleta seletiva e da reciclagem para toda a sociedade.

O Projeto do Grupo do Bem, cujo diretor é o jovem Gabriel Mariano, fundado por Marcelo Teixeira (vereador) com objetivo de cuidar de famílias em sua totalidade. Também está unido o jovem Felipe Guimarães, professor de Forró, integrante do Grupo do Bem, todos ligados na parceria com a  Associação Jardins dos Pássaros.

 

 

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

Capturar
Capturar
Capturar
WhatsApp Image 2025-12-04 at 07.25
image-19-1024x682
Capturar
Capturar
Capturar
Capturar
Capturar
Unidade-Integrada-Teixeira-de-Freitas-Foto-Paulo-di-Souza_Coperphoto_Sistema-FIEB-14-1024x576
Capturar