Uma área de vegetação em Porto Seguro, no sul da Bahia, foi atingida por um incêndio na noite de terça-feira (5). O local fica perto da Reserva da Jaqueira, comunidade indígena onde vivem membros da etnia pataxó.
Uma equipe do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros foi ao local e conseguiu controlar as chamas. O fogo já se aproximava de um mangue, mas ninguém ficou ferido e não houve danos aos animais.
Não há informações sobre o que teria iniciado o fogo, nem a extensão da área destruída.
De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), até esta quarta-feira, a Bahia tem 29 focos de calor em 13 cidades do estado.
A cidades que registraram focos de calor são: Teixeira de Freitas (4), Floresta Azul (3), Manoel Vitorino (3), Maracás (3), Santa Cruz Cabrália (3), Irajuba (2), Itacaré (2), Itapé (2), Jucuruçu (2), Pau Brasil (2), Potiraguá (2) e Itarantim (1).
De acordo com o Sistema Estadual de Informações Ambientais e Recursos Hídricos (Seia), os focos de calor são monitorados pelo Centro de Pesquisa do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) através da análise das imagens de diferentes satélites que rastreiam a superfície terrestre diariamente ou várias vezes por dia.
Incêndios na Bahia
Nesta quarta, o Corpo de Bombeiros atualizou a Operação Florestal Bahia 2021, que ocorre atualmente em 15 cidades baianas. Veja a situação:
Luís Eduardo Magalhães – Os bombeiros estão realizando o rescaldo e monitoramento na área do Distrito Industrial de Luís Eduardo Magalhães.
Barreiras – O combate direto continua na área da Serra Talhada.
Riachão das Neves – O combate continua na localidade de Mata 7. As aeronaves também continuam no apoio ao trabalho.
Barra – Os bombeiros continuam na realização de aceiros e através do combate direto na comunidade do Igarité.
Ibotirama – Na localidade de Cercado na área da aldeia indígena Tuxá também com o combate e o monitoramento.
Formosa do Rio Preto – A guarnição atua no combate direto e indireto na área do Vilarejo Pavão, numa extensão aproximada de 2 km, em terreno íngreme e acidentado.
Serra Dourada – O combate direto continua e os bombeiros conseguiram alcançar a cabeça do segundo foco.
Macaúbas – O combate segue em uma área íngreme e de difícil acesso.
Uibaí – Continua o monitoramento e análise na área do Carreiro do boi.
Iraquara – O combate continua na região do lago do porco. Aeronaves também realizam o lançamento de água.
Lençóis – O monitoramento continua nas proximidades da BR. Os bombeiros também debelaram um incêndio às margens da rodovia, sentido Itaberaba.
Andaraí – No povoado de Ibiraitá permanece o combate em conjunto com brigadistas de Andaraí.
Mucugê – O monitoramento continua nos incêndios subterrâneos.
Boa Nova – O combate acontece numa área íngreme e acidentada.
Angico dos Dias – Os bombeiros percorrem a área atingida para realizarem o combate direto e indireto. Drones dão apoio fazendo a varredura e análise de possíveis novos focos.
O Governo Estadual não se pronunciou a respeito.