Um novo recurso que está sendo lançado nesta semana em aparelhos iPhone e iPad, permitindo que usuários rejeitem a coleta de seus dados por aplicativos, vem acirrando a rivalidade entre as gigantes Apple e Facebook.
- Jane Wakefield
- Da BBC News
A ferramenta desagrada o Facebook, uma vez que dados de usuários – e os anúncios publicitários embasados neles – são justamente o que tornam a rede social tão lucrativa. Centrado no chamado de IDFA (identificador para anunciantes, na sigla em inglês), o recurso novo implantado pela Apple pode resultar, portanto, em um significativo revés financeiro a esse modelo de negócios.
O IDFA é um identificador que consta de todos os iPhones e iPads. Empresas que vendem anúncios, incluindo o Facebook, usam o IDFA para tanto direcionar os anúncios ao público desejado quanto para estimar sua eficácia.
E o IDFA pode ser pareado com outras tecnologias, como os pixels de rastreamento do Facebook ou os cookies de rastreamento, que seguem os usuários pela internet para aprender mais sobre seus hábitos online.