O Povo News

Após chuvas, água invade casas e obriga famílias a deixar imóveis

 

A chuva causou transtornos para moradores nas cidades de Itabuna e Ilhéus, no sul do estado, na segunda-feira (10). Famílias precisaram deixar as casas em que moram porque a água invadiu os imóveis.

A Defesa Civil dos municípios informou que os moradores devem ser abrigados pela assistência social. Nesta terça-feira (11), choveu pouco em Itabuna e não choveu em Ilhéus. Não foram registradas novas ocorrências nas cidades.

Itabuna

Durante a madrugada, o córrego que corta a comunidade do bairro de São Roque, em Itabuna, transbordou e invadiu casas, na Rua Landulfo Alves. Três famílias precisaram ser retiradas dos imóveis que moravam. A água entrou em outras dez casas, mas as famílias continuam no local.

Uma das moradoras da região, a aposentada Eunice Pereira, usa cadeira de rodas, e teve que contar com ajuda dos vizinhos para retirar móveis e objetos às pressas, para tentar evitar prejuízos.

Ela diz que já perdeu as contas de quantas vezes saiu de casa por causa das enchentes no local. “Muitas vezes. Mas para entrar [água] assim, não. É um sofrimento só”, lamenta a aposentada.

“Em alguns casos, a gente está fazendo a interdição da casa e removendo as famílias. A situação está bem crítica. A gente vai fazer remoção das famílias e encaminhar para casas de apoio que a gente tem, cedidas pela assistência social”, diz o coordenador da Defesa Civil Yuri Bandeira.

Ilhéus

Em lhéus, o tempo ficou firme durante a manhã, mas durante a noite e a madrugada havia chovido 67 milímetros, segundo a Defesa Civil. O volume é considerado normal para duas semanas. Foram registrados deslizamentos de terra na antiga Rua da Horta no Malhado, onde a terra invadiu o quintal de duas casas. Em uma delas, a parede desabou.

A dona de casa Valéria Santana reclama das perdas causadas pela chuva. “A gente ficou assustado. Minha mãe até passou mal. E estamos nesse prejuízo”, conta. (G1)

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

lula-e-lira
1_g20-35126769
bolsonaro-1
Deam Porto Seguro
IMAGEM_NOTICIA_1
nova-carteira-de-identidade-20191014-1133710293
doleira_nelma_kodama
Cristiano-Zanin-
DHFSHDSH
20240220_091958
Site-Sebrae-Redesoft
csm_crianca_desaparecida_pixabay_8a9c0285ea

Rede Sul Bahia de Comunicação - todos os direitos reservados