O Povo News

ADEX realiza missão técnica para o Espírito Santo

Agentes de desenvolvimento visitaram cidades capixabas que são referência em fomento ao empreendedorismo e estratégias inovadoras

Entre os dias 5 e 9 de dezembro, um grupo de 30 profissionais, empresários e membros da Agência de Desenvolvimento do Extremo Sul (ADEX) vivenciaram uma missão técnica a cidades do Espírito Santo que se destacam no fomento ao empreendedorismo e em estratégias inovadoras para o desenvolvimento local.

Na oportunidade, puderam conhecer personalidades, histórias locais e dados municipais relevantes que representam excelentes iniciativas que podem favorecer a construção da agenda de trabalho da ADEX, juntamente com parceiros importantes como o Sebrae/ES e o Governo do Estado do Espírito Santo.

A programação incluiu a visita a um dos territórios capixabas mais prósperos, conhecido pela agricultura e a maior produção de ovos do país, município de Santa Maria de Jetibá, também conhecido por suas vivências em tecnologia aplicada ao campo e a Exposição Dialogada sobre a Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (COOPEAVI) e suas diretrizes estratégias de trabalho, modelo organizativo e gestão dos produtos.

Seguindo o trajeto, na cidade de Anchieta o grupo cumpriu a proposta de entender, na prática, como um município pode construir políticas públicas de desenvolvimento econômico para beneficiar os pequenos negócios e fortalecer sua matriz produtiva do território. Nesta agenda, conheceram o Programa de Desenvolvimento Socioeconômico “Anchieta Criativa e Empreendedora”, bem como estratégias que levaram Anchieta a se tornar campeã do Prêmio Nacional Prefeito Empreendedor em 2019, e Estadual em 2021. Além de conhecer o que a manteve com o melhor Índice de Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo (ICEE), chegando a 9,8 na pontuação final em 2023, no Programa Cidade Empreendedora do Espírito Santo.

Em mais uma visita foram recebidos pelo prefeito de Viana, Wanderson Bueno, que apresentou a Sala do Empreendedor e as iniciativas da Gestão Pública Municipal de estímulo ao empreendedorismo. Entre essa troca de aprendizados, o grupo se fortaleceu em novas estratégias de desenvolvimento local, investimentos, geração de emprego e renda, apoio ao micro e pequeno empreendedor com destaque para as atividades de Viana, que resultaram no prêmio Cidade Empreendedora do Sebrae e destaque nacional de Prefeito Empreendedor.

Na capital do estado, Vitória, no dia 8 de dezembro, cumpriram a agenda dentro dos temas Cidade e Território Empreendedor, Observatório de Projetos e HUB de Inovação, reunindo diferentes instituições para dialogar sobre alguns elementos fundamentais da Agenda ADEX durante o evento HUB ES +, que contou com uma mesa redonda e a participação de personalidades como o Secretário de Cultura do estado, além de representantes da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, com o tema Políticas de Inovação, a Escola de Governo do ES sobre Qualificação da Liderança Pública; o Instituto Jones dos Santos Neves, intermediando sobre Gestão da Informação para Território e Observatório de Dados Regionais; entre muitos outros temas essenciais para enriquecimento técnico da ADEX e seus agentes.

O grupo retorna para a Bahia com novas experiências e muitas ideias inspiradoras, prontos para discutir outros rumos para as lideranças do Extremo Sul baiano, trabalhando suas potencialidades, riquezas e traçando melhores caminhos para os próximos anos.

Por Milka Morais

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

Nova Viçosa
20240229_101412
20240229_124054
ameacando-parlamentares-780x470
INFOCHPDPICT000073512255
Jeronimo_Rodrigues_Revista_Nova_Bahia
20240228_091611
rs42268_gp0stts2p_pressmedia-lpr
1_celia_e_sonia-35216099
mendonca
Lula-PPA-19-04-23-848x477
LPG_Bahia_27-09-23