Franedir Gois/OPovonews
Na manhã de 11 de janeiro de 2026 o Distrito de Rancho Alegre (Caravelas) protagonizou mais uma celebração popular com a Puxada do Mastro de São Sebastião, com presença do prefeito Dr. Adauto que participa da manifestação de ancestralidade e promete manter a tradição que é significante para manter viva a cultura que já atravessa séculos. “Chama os mouros, chama os cristãos, vamos buscar o mastro de São Sebastião”. Esse é o canto entoado durante os rituais da celebração e cantado por dona Maria D’Ajuda, nativa que fortalece a cultura, ela tem mais de 90 anos.
A Puxada do Mastro de São Sebastião é uma manifestação cultural e religiosa, de origem indígena e católica, tradicional na cidade de Caravelas (distritos), na Bahia. A celebração é popular em Rancho Alegre, Ponta de Areia, Barra de Caravelas e outras localidades. Em Rancho Alegre há o intercâmbio entre as comunidades vizinhas, tais como: Rio do Sul, Helvecia, Volta Miúda e outras mais. Ocorre anualmente no mês de janeiro. A cortada ou derrubada do mastro é um dos momentos da festa popular conhecida como “Puxada do mastro”, festividade em que se homenageia o santo padroeiro”
Também conhecida como levantamento do mastro, simboliza fertilidade, proteção do padroeiro. A cortada ou derrubada do mastro é um dos momentos da festa popular conhecida como “Puxada do mastro”, festividade em que se homenageia o santo padroeiro, São Sebastião, patrono da fome, da peste e das guerras. São Sebastião é tradicionalmente invocado como padroeiro e protetor contra a peste, a fome e a guerra, sendo um dos santos mais populares no Brasil, especialmente por sua associação com esses males e com o sincretismo religioso. Sua intercessão é pedida para trazer paz, afastar epidemias e garantir fartura nas colheitas e nos rebanhos, como se vê em orações e celebrações populares.
Prefeito Dr. Adauto convida a população a participarem da festa de Mouros e Cristão que ocorrerá entre 7 e 8 de fevereiro, em Rancho Alegre.
Valtenir Cardoso Santos, capitão dos Mouros, um líder da Comunidade de Rancho Alegre, filho de Ornelito um homem que foi muito importante para manter a tradição dos mouros e cristãos, na região. Eliene, Maria D’Ajuda, dona Elza e outras lideranças enaltecem a celebração.
Dona D’Ajuda anima, fortalece e prestigia com brio a celebração da puxada do mastro de São Sebastião.
Prefeito Dr. Adauto ao lado das mulheres e Valtenir, que são essenciais para a manutenção da cultura viva em Rancho Alegre. Também a presença de outras lideranças de comunidades vizinhas como Bela Vista (Beneditão e sua acordeon).
“É muito homem pra pouca mulher” é a música que ecoa quando começa o samba de viola puxado por Beneditão e sua turma



































