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Veículos pesados já podem passar na ponte sobre o Rio Jequitinhonha na BR-101

Após mais de sete meses de interdição parcial e restrições rigorosas, veículos pesados voltaram a trafegar na ponte sobre o Rio Jequitinhonha, localizada no km 661,72 da BR-101/BA, nesta segunda-feira (22). A liberação ocorre em um momento crítico de fluxo de cargas e de deslocamentos na região, sobretudo com a proximidade das festas de fim de ano.

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a ponte — que estava parcialmente interditada desde agosto — foi reabilitada após ensaios técnicos detalhados e análise contínua de monitoramento, permitindo a passagem de:

  • Ônibus;
  • Veículos de carga com peso bruto total (PBT) de até 33 toneladas;
  • Qualquer veículo acima de três eixos que esteja descarregado.

A travessia volta a operar inicialmente em sistema de “Pare e Siga”, com monitoramento assistido continuado para garantir a segurança dos usuários.

Esforço conjunto entre governos

A retomada do tráfego pesado é fruto de uma tratativa articulada entre o Governo do Estado da Bahia e o Governo Federal, com coordenação técnica do DNIT. A ação envolveu reforço estrutural da ponte existente, incluindo a instalação de chapas de aço sob a laje do tabuleiro, para garantir segurança e estabilidade da travessia sem prejuízo à integridade das pessoas e das cargas.

Autoridades destacaram que a medida atende a dois eixos fundamentais:

Preservação da vida e da segurança de quem trafega pela BR-101, principal ligação rodoviária do litoral brasileiro;

Garantia de fluidez logística para o transporte de cargas e passageiros, reduzindo gargalos no escoamento de produtos e circulação de motoristas e moradores da região sul da Bahia.

Impactos do bloqueio e contexto

A ponte, com 186 metros de extensão, é uma conexão estratégica entre áreas rurais e urbanas. Desde maio de 2025, problemas estruturais motivaram interdições e restrições sucessivas, obrigando caminhões e veículos pesados a utilizar desvios alternativos, com aumento de custos e tempo de viagem para o transporte de mercadorias.

Paralelamente à reabilitação, uma nova ponte de 510 metros está em construção ao lado da estrutura atual, com investimento federal superior a R$ 100 milhões e previsão de conclusão para 2026, visando ampliar a segurança e a capacidade de tráfego no principal corredor rodoviário do litoral brasileiro.

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