
Franedir Gois/OPovonews
O Círio de Nazaré é uma das maiores festas religiosas do Brasil e um evento cultural significativo, com forte tradição que remonta ao século XVIII. A tradição no Pará, que arrasta multidão tem resultados positivo, em Caravelas, na Bahia, iniciada por padre João Carlos, popular padre JOCA, nos anos 90. Cada ano cresce mais a devoção e, em 13 de dezembro acontecerá mais uma grande manifestação devocional à Nossa Senhora. Começa às 15h na co-catedral de Santo Antônio, depois segue pelo mar até a Barra de caravelas e no dia seguinte haverá a grande procissão tradicional da corda, saindo da Barra, em procissão de 8 km, passando por Ponta de Areia, chegando a Caravelas para o encerramento.
Velas e corda: As velas (círios) simbolizam a luz, e a corda, que é puxada pelos devotos para guiar a berlinda, é um dos símbolos mais importantes do evento, representando a força da união dos fiéis.
A procissão principal é a maior homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, considerada a Rainha da Amazônia. Fé e devoção onde os fiéis participam para demonstrar sua fé, pagar promessas e expressar gratidão. Relatos de fiéis que atestam milagres.
Padre Joca fala do início da devoção trazendo resultados positivo e cada ano aumentando a tradição que começou nos anos 90, quando pároco em Caravelas.

