Franedir Gois/OPovonews
Estiveram no Mercadão de Teixeira de Freitas vários grupos com mestres de toda região. Uma celebração digna de ancestralidade envolvendo a ginga a magia e as habilidades da negritude.
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro para homenagear Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares que morreu na data em 1695, e para refletir sobre a luta e as contribuições da população negra no Brasil. A data foi oficializada por lei em 2011 e, apesar de não ser um feriado nacional em todos os locais, muitos estados e municípios a estabeleceram como feriado.
A data, 20 de novembro foi escolhida para marcar a morte de Zumbi, um símbolo de resistência contra a escravidão, e para conscientizar sobre o racismo e a desigualdade social no país.
O dia serve como um momento de reflexão sobre a luta e a resistência do povo negro, a importância de se valorizar a cultura africana e a necessidade de se combater o racismo e o preconceito. Foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.









