Produtores, empresários e especialistas compartilharam experiências.
O Sebrae realizou, nesta terça-feira (16), em parceria com o Consórcio Construir e Bello Fruit, o Dia de Campo com o tema “Conexões do Campo à Mesa”, buscando integrar e fortalecer a cadeia produtiva regional, conectando conhecimento, experiências e oportunidades das produções no campo chegarem aos lares brasileiros e internacionais.
O evento aconteceu na Fazenda Chão Bello e reuniu cerca de 1.600 participantes, entre produtores rurais, empresários, expositores e autoridades. A abertura contou com a presença da diretora executiva do Consórcio Construir, Alessandra Brambini, além de representantes da Bello Fruit, da prefeita anfitriã de Ibirapuã, Carla Chácara, do gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, do prefeito de Vereda e presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo-Sul da Bahia, Manrick Teixeira, e os prefeitos de Mucuri, Roberto Carlos Figueiredo Costa, de Nova Viçosa, Luciana Machado, de Itanhém, Milton Ferreira Guimarães e de Boa Esperança (Espírito Santo), Cláudio Rodrigues.
Para Alex Brito, o sucesso da ação foi resultado do esforço coletivo. “Uma honra ver a dimensão que alcançou esse evento, com todo Extremo-Sul em torno das discussões sobre as diversas cadeias produtivas do agronegócio, com panorama sobre a cafeicultura, fruticultura e outros elos importantes, como as queijarias. Nada disso seria possível sem nossos parceiros, que acreditam na ideia e proposta do evento”, pontuou.
Celebrando os 40 anos da empresa Bello Fruit, o empresário Ulisses Brambini, agradeceu pela participação dos variados setores envolvidos. “Foram muitos desafios, mas também muitas alegrias e uma trajetória de orgulho e gratidão. A presença de cada fornecedor, expositores e palestrante representa a credibilidade da nossa empresa, que começou também pequena, e se tornou uma importadora. Uma forma que encontramos de agradecer foi de trazer esses palestrantes reconhecidos nacional e internacionalmente para compartilhar o conhecimento”, comentou.
O presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo-Sul da Bahia, Manrick Teixeira pontuou a necessidade do apoio aos empreendedores e empreendedoras do campo. “Iniciativas de excelência como esta fortalecem a atividade no campo, impulsionam negócios e geram resultados expressivos. Somos gratos ao Sebrae e as demais instituições que contribuíram para que alcançássemos o sucesso desse evento”, disse.
Após a abertura, foram iniciadas as mesas de debates com temas estratégicos para o setor agropecuário, assim como as visitas aos estandes de empresários da região.
Programação técnica
Além do lançamento do 19º Festival Gastronômico e Cultural de Prado, que acontecerá a partir do dia 9 de outubro, fomentando o turismo e a gastronomia local com o apoio de parceiros estratégicos como a Aprhope e Prefeitura de Prado, através da Secretaria de Turismo, bem como Sicoob e Faeb/Senar.
Também aconteceu a capacitação técnica através de painéis temáticos sobre fruticultura no Brasil e no mundo, citricultura e mamão, cacauicultura, cafeicultura e pimenta-do-reino, trazendo informações estratégicas para quem atua no setor.
A programação ainda contemplou homenagens a produtores de queijos premiados em nível nacional e um almoço diferente, com churrasco de chão e drinks feitos pelos participantes do Festival Gastronômico.
Por Milka Morais para ML Comunicação