O Povo News

UNEB Campus X Inicia Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos na Comunidade Quilombola de Volta Miúda - Caravelas

Franedir Gois/OPovonews

O PPAlfa Freire – Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos na Multicampia da UNEB objetiva alfabetizar, na perspectiva de letramento, pessoas jovens e adultas nos territórios de identidade da Bahia onde a universidade está inserida. Para isso, o programa realiza processos formativos de professores das redes municipais e estadual de educação, além da comunidade acadêmica da UNEB, para atuarem na alfabetização de jovens e adultos.

Na tarde de terça-feira, 19 de agosto a representação do Campus X de Teixeira de Freitas esteve na Comunidade Quilombola de Volta Miúda, município de Caravelas, para iniciar o Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos para uma turma de 15 alunos, dispostos a trilhar o caminho do saber.

A presença de representação da UNEB Campus X, professor Douglas de Assis Teles, diretor do Departamento  de Educação,  representantes da Associação Quilombola de Volta Miúda, Aldeir Leocádio, novo presidente (APRVM), Mestre Jamayka e seus familiares, sua esposa, jornalista americana protagonizaram uma tarde promissora que já é peculiar da UNEB, ir além das fronteiras, com a sua grandiosa missão de levar o conhecimento àqueles que precisam, sobretudo, o povo do campo e periferia. Durante o evento foi entregue para os alunos um kit padronizado, com mochilas e uniformes, além de outros objetos.

Alunos que integram a turma do PPAlfa: Enivaldo Serafim Leocádio, Domingas Luíza, Lauberto Ricardo, José Ricardo, Maria Lúcia Pinheiro, Benedito Leocádio, Carlito de Jesus Santos, Paulina Joana Quintiliano Santos, Maria D’Ajuda Serafim, Delvai Rodrigues Barbosa Leocádio, Anaildo Manoel, Edinalva Francisco Custódio Manoel, Maria Gejo Facila…

Professor Nilson Carlos comandará a turma e já tem o propósito e desafio de alfabetiza-los em 5 meses.

Célio Leocádio, escritor, líder regional, protagonizou o evento com a divulgação e autógrafos do seu livro (Honrando a Ancestralidade), em inglês e português. Ele, agora ex presidente, passa a associação para o novo presidente, deixando um legado grandioso na comunidade de Volta Miúda. Ativo e determinado, sempre buscando melhorias para o bem-estar de todos. Também, Mestre Jamayka enfatiza a importância de Volta Miúda e da viagem de Célio Leocádio engrandecendo as riquezas da terra e Volta Miúda.

Professora Luzeni Ferraz e professora Nalva comemora o momento e relata sobre a grandeza e importância de um trabalho que há anos elas protagonizam.

 

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

Capturar
mn
8d8d90b6e1f854b7dd4cbe957453a40a86416063
kl
Capturar
Capturar
Noticia-oXarope-180825-01noticia-1
Capturar
Capturar
historiador_1096235885
Links01-1
20250816_085525