O Povo News

Dia Mundial da Bicicleta 03 de junho

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 3 de junho como Dia Mundial da Bicicleta. Num contexto de mudança do planeta, a dependência em combustíveis fósseis causa diversos danos, como as alterações climáticas. É, por isso, tempo de olhar para a bicicleta como solução para um futuro mais seguro, saudável e sustentável.

No dia 3 de junho de 2025, terá lugar o lançamento oficial da campanha “Vamos Mexer-nos!” entre as 10h00 e as 11h00 (CEST). O evento virtual, organizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) – Europa, no âmbito do Programa Paneuropeu de Transporte, Saúde e Ambiente (THE PEP), por ocasião das celebrações deste dia, apresentará 100 razões para caminhar e pedalar mais.

A campanha destaca os benefícios da mobilidade ativa, como a prevenção de doenças, o bem-estar, a redução do ruído e da poluição, e a criação de cidades mais seguras, verdes e agradáveis.

A iniciativa dirige-se a profissionais das áreas da saúde, transporte, ambiente e planeamento urbano, bem como a responsáveis políticos, representantes da sociedade civil e ao público em geral, convidando todos a refletir sobre a importância de integrar a caminhada e a bicicleta no dia a dia.

Durante o evento de lançamento, especialistas de universidades, governos locais e nacionais, bem como representantes de organizações da sociedade civil, partilharão perspetivas sobre os impactos positivos da mobilidade ativa.

Drais von Sauerbronn vivia na Alemanha, no estado de Baden, e apresentou sua invenção em 12 de junho de 1817 na cidade de Mannheim. No ano seguinte, o Barão viajou a Paris, onde mostrou o veículo de duas rodas sob o nome de draisiana (ou draisienne em francês).

A primeira forma de bicicleta foi inventada no século XVIII por Karl von Drais, um barão alemão. Ele criou um veículo chamado “Laufmaschine” (máquina de corrida em alemão), que consistia em um quadro de madeira com duas rodas de igual tamanho e um guidão.

A história da bicicleta é marcada por inovações e evolução. Inicialmente, Karl von Drais, em 1817, criou a “máquina de correr” ou draisiana, um veículo de madeira com duas rodas e guidão, que não tinha pedais. A partir daí, surgiram diversos modelos com pedais, como o velocípede em 1861. No século XIX, a bicicleta se tornou popular, e o ciclismo como esporte também se desenvolveu. Em 1896, o ciclismo foi incluído como modalidade nas Olimpíadas.

“Provém da palavra grega “kyklos”, círculo, objeto circular, através do latim tardio “cyclos”. Com esta palavra, e o prefixo latino “bi-“, formou-se a voz inglesa “bicycle”, que passou ao francês sem alteração, embora logo os franceses tenham preferido adotar seu diminutivo “bicyclette”.

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

fotorcreated
Capturar
20250726_120857
saude-e-bem-estar-boas-amizades-tem-um-impacto-positivo-significativo-na-qualidade-de-vida-1722628800
Capturar
Capturar
download
mulheres
20250728_180633
Garcia-e-Esposa-793x800
Capturar
1753699459521