Teixeira de Freitas, Mucuri e Eunápolis estão entre os 18 municípios baianos com altíssimo potencial para se tornarem centros logísticos e ampliarem a geração de emprego e renda em seus territórios, conforme estudo complementar ao Plano Estratégico Ferroviário do Estado da Bahia, desenvolvido pela Fundação Dom Cabral (FDC), por iniciativa da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
Os resultados dos estudos complementares foram apresentados quarta-feira (20), durante o evento Pensar a Bahia.
Elaborada a partir de indicadores de fluxos, cargas e diversidade de estabelecimentos logísticos, a análise por aglomerados logísticos destaca o potencial ainda de Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Feira de Santana, Ilhéus/Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Salvador, Simões Filho e Vitória da Conquista.
“São locais que já têm atividade logística expressiva, bem acima da média do Estado, e geralmente correspondem a entroncamentos rodoviários e/ou porto-aeroviários. São locus privilegiados que, sendo alvo de fomento ao desenvolvimento logístico, têm chance de alcançar maiores desdobramentos”, explicou o especialista da FDC, Ramon César.
Plano
O Plano Estratégico Ferroviário do Estado da Bahia foi elaborado em 2023, pela FDC, por iniciativa da Seplan e CBPM, e sugere diversas e importantes alterações na malha ferroviária baiana, como a implantação do conceito de carga geral.
O documento também indica a necessidade da criação de novos ramais e a unificação da bitola, que atualmente é de um metro, para o padrão nacional que é de 1,60 metros, entre outras recomendações.
O novo estudo da FDC complementa o Plano com uma proposta de acesso ao porto de Salvador e propõe tipologias de plataformas logísticas e modelos de governança para os clusters identificados nos municípios.
O estudo também apresenta a análise logística atual de grandes produtos da pauta de importação e exportação, a exemplo da soja, milho, containers e fertilizantes.
Fonte e foto: Ascom/SEI