A cidade de Medeiros Neto amanheceu com vários pontos de alagamento nesta terça-feira e no período da tarde as águas do rio Água Fria voltaram a subir, tornando difícil a retomada dos trabalhos no comercio e também tornando perigoso o retorno dos moradores às suas casas. As ruas do Pó, Ibirajá e Paraná são as mais afetadas até o momento.
Casas que ficam à margem do rio Alcobaça também já começaram a ser evacuadas, pois o nível aumentou cerca de 1 metro nas últimas 24 horas.
De acordo com o jornalista e presidente da CDL de Medeiros Neto, Gil Batista ” a água chegou à praça do Pó, a rua Paraná, invadiu algumas residências”. Ainda segundo Gil a situação das residências na Praça do Pó é muito complicada em decorrência do local ficar próximo ao rio. Ele também destacou o fato de mais de 800 comércios da cidade estarem em dificuldades e além disso terem que procurar lugar pára colocar os pertences que sobraram.
A desmotivação e a sensação de insegurança é grande.
PREVISÃO DE CHUVA
De acordo com o Instituto Climatempo, um sistema de baixa pressão no oceano e a passagem de uma frente fria pelo litoral da região Sudeste e pelo sul da Bahia favorecem, entre os dias 23 e 27 de dezembro, a formação de um canal de umidade que levará muita chuva ao sul e oeste da Bahia.
A chuva será mais intensa entre a tarde de sexta (24) e a segunda-feira (27). São esperados acumulados entre 150 e 200 mm, com possibilidade serem registrados até 300 mm de chuva em alguns pontos entre o sul e oeste baiano neste período.
A Climatempo alerta para o risco de enchentes, transbordamentos de rios e córregos, alagamentos e deslizamentos de terra.