Franedir Gois/OPovonews
A Barra de Caravelas realizou com sucesso total a 9ª Feira Gastronômica de Mariscos, entre os dias 30 e 31, de janeiro. Um encontro de saberes, sabores e pratos criados pelas marisqueiras da comunidade. No coração da Barra de Caravelas está o Centro dos Pescadores, mais que um espaço físico, um símbolo de resistência, trabalho e identidade.
Uma gigantesca Feira com aquelas deliciosas comidas de frutos do mar, com o tempero único que só é encontrada na Feira Gastronômica da Barra. É comida boa, tradição e identidade de um povo aguerrido, hospitaleiro e trabalhador.
Programação: 30 de Janeiro –
– Apresentação de Capoeira – 20:00h
– Forró Os Primos – 20:30h
– Ruy Galdino – 22:00h
– Gil dos Teclados – 00:00h
31 de Janeiro –
– Programa Vozes e Riquezas da Terra – 10h às 12h
– Aulão de Carimbó – 20:00h
– Pagode Nosso Stylo – 22:00h
– Beloto – 00:00h.
Pescadores e marisqueiras, através da Associação (presidente Marina) e Mulheres em Ação e outros parceiros são trabalhadores tradicionais que dependem diretamente do mar, rios, lagos, manguezais e lagoas para sua subsistência e geração de renda. Esses valentes trabalhadores representam um contingente de cerca de 800 mil pessoas no Brasil, desempenhando um papel crucial na segurança alimentar e na manutenção da cultura costeira e ribeirinha. Na Barra de Caravelas essa boa gente se une e transforma a comunidade em um lugar acolhedor, familiar e hospitaleiro. Um povo aguerrido que transforma as lutas do dia a dia em história, seja na cultura, na arte, na religiosidade em costumes que agrega o passado e o presente na busca de um futuro mais promissor para os filhos e netos.
Laércio Freitas de Oliveira é um poeta nativo de caravelense que costuma pôr em versos as diversas histórias de sua gente. Aqui, diretamente do Pie, ele declama a poesia: “Do Aracaré ao Grauçá”
Alberto Alves, carinhosamente chamado de Alberrtinho Rocha é compositor e cantor, nativo de Caravelas, autor da música “Princesinha de Abrolhos”. Declamada no Pie da Barra de Caravelas. Veja a música “Jeito de se Entregar”.










