Franedir Gois/OPovonews
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) desenvolvido nas escolas públicas e particulares, do Ensino Fundamental, na educação infantil.
Na tarde de terça-feira. 05 de julho, nas dependências do Espaço D, foi realizado a 9ª edição do Programa, com presença de 550 alunos das escolas, Alcenor Barbosa e CPM. Presença do secretário municipal de Educação, Hermon de Freitas, Dr Argenildo Roney Moreira, juiz de direito de Teixeira de Freitas, coronéis: Sérgio Barros, Comandante do BEIC, Magalhães, diretor do Colégio da Polícia Militar, dentre outras autoridades.
O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. No PROERD Pais é reforçada a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência.
Uma tarde cheia de atividades, com cantorias, danças, poesias proferidas por alunos que solenemente abrilhantaram o evento.
Tal atividade de prevenção é dirigido aos jovens como um todo. A cooperação da sociedade é fundamental, e a participação efetiva do empresariado constitui-se na sustentação econômica e financeira, da viabilidade e continuidade do PROERD, visando atender parcela cada vez mais significativa das crianças e adolescentes, criando dessa forma uma rede protetiva crescente contra as drogas (lícitas e ilícitas), bem como, contra as atitudes que geram violência.
É cada vez mais crescente o avanço do PROERD em Teixeira de Freitas e muitos frutos já foram colhidos e cada vez mais surgem voluntários e parceiros na luta contra o grande mal que assola o mundo e leva muitos jovens à perdição.