Gás do Povo passa a ficar disponíveis em todas as capitais do Brasil e partir desta segunda-feira, 26, com 10 pontos de troca disponíveis para beneficiários
A partir desta segunda-feira, 26, todas as capitais do Brasil passam a fazer parte do programa Gás do Povo. Na segunda fase de implementação da política, o repasse do vale chega a 950 mil novas famílias. Elas vão poder recarregar o botijão de gás de cozinha 13Kg GLP gratuitamente em mais de 10 mil revendas credenciadas.
Na primeira fase do programa, 17 capitais ficaram de fora: Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e Vitória (ES), que não haviam sido contempladas em novembro passam a ser incluídas a partir da próxima semana.
A nova etapa também amplia o número de pontos de troca. Uma em cada seis revendas de GLP do país está conectada à iniciativa. No total, já são 10 mil pontos de vendas no Brasil, o que permite que todas as famílias beneficiadas tenham um ponto de troca a cada 2 km de sua residência.
A previsão é de que o Gás do Povo esteja em pleno funcionamento em março, quando 15 milhões de famílias (cerca de 50 milhões de pessoas) em todos os 5.571 municípios estarão contemplados. O ministro Wellington Dias destacou o impacto social e econômico do programa no orçamento das famílias de baixa renda. “O benefício alivia o orçamento familiar dos mais pobres, que podem destinar o dinheiro que gastariam no botijão para comprar alimentos ou suprir outra necessidade básica”, disse.
Quem tem direito ao Gás do Povo
Para ser elegível, a família deve ser beneficiária do Bolsa Família com pelo menos duas pessoas, ter renda per capita de até meio salário-mínimo e manter seu Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses. Além disso, é essencial que o CPF do Responsável Familiar esteja regular, e que o cadastro não apresente pendências como Averiguação Cadastral ou indício de óbito.
No app “Meu Social – Gás do Povo”, as famílias podem verificar se estão elegíveis, conferir a situação do vale e encontrar revendas credenciadas. Isso além do telefone e endereço de pontos credenciados, caso a pessoa queira ligar para o estabelecimento e tirar dúvidas.
Os beneficiários podem consultar o direito ao vale recarga Gás do Povo nos seguintes canais:
Aplicativo “Meu Social – Gás do Povo” (do Governo do Brasil);
Consulta do CPF do Responsável Familiar na página do Gás do Povo no site oficial do MDS;
Portal Cidadão Caixa;
Atendimento Caixa Cidadão: 0800 726 0207.
Há outras três formas de uso do vale para que as famílias atendidas tenham mais condições de acesso ao programa, considerando, por exemplo, casos de pessoas sem acesso à internet ou celular.
Cartão do Programa Bolsa Família (com chip);
Cartão de débito da Caixa;
Informar CPF do Responsável Familiar na maquininha do cartão, a “Azulzinha”, ou no aplicativo “Azulzinha Aproxima” na revenda e receber o código via SMS no celular.

