O Povo News

4 de janeiro Dia Mundial do Braile

O braile é um sistema de escrita tátil criado há cerca de 200 anos na França. Ele chegou ao Brasil com ajuda do professor José Álvares de Azevedo, o Patrono da educação de cegos no Brasil.

Escrito com seis pontos em relevo e duas colunas, o braile permite registrar letras, números e qualquer outro tipo de símbolo necessário a passagem de informação. É composto por 63 sinais que são gravados em relevos, combinados em duas fileiras verticais com 3 pontos cada uma.

Os usuários escrevem utilizando um reglete e punção ou em máquinas de escrever em braile. A leitura é realizada da esquerda para a direita.

O dia 04 de janeiro é muito significativo para a comunidade de cegos, pois a ONU definiu em 2018 que a data seria marcada para comemorar o Dia Mundial do Braile. O sistema de escrita e leitura é um instrumento essencial na vida de milhares de indivíduos em todo planeta, já que permite que pessoas cegas ou de baixa visão tenham acesso à informação e ao conhecimento.

Em 2006, uma Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência enfatizou que o braile permitia a inclusão social de milhares de indivíduos no mundo. Em 2018, a ONU decidiu dedicar uma data ao sistema comunicativo, como forma de reconhecer a importância do uso dessa linguagem para a plana realização dos direitos humanos e liberdades fundamentais.

O dia 04 de janeiro foi escolhido para comemorar o Dia do Braile, pois é a data de nascimento de Louis Braille, o criador do sistema. Braille ficou cego aos três anos e com o passar dos tempos foi desenvolvendo uma técnica que lhe proporcionou escrever e se comunicar.

Aos 20 anos, ele tinha conseguido estruturar um alfabeto com variadas combinações de 1 a 6 pontos. Atualmente, o método é utilizado no mundo todo e considerado uma linguagem formal entre a comunidade cega.

Segundo a Organização Mundial de saúde (OMS), existem no mundo cerca de 36 milhões de cegos e 216 milhões de pessoas com deficiência visual moderada ou grave. No Brasil são mais de 6,5 milhões de pessoas nessas condições. As principais causas para a cegueira são a catarata, retinopatia diabética, degeneração muscular, glaucoma, cegueira infantil.

O ONU avalia que pessoas com deficiência correm maiores riscos de sofrerem com as desigualdades, problemas de saúde e dificuldades de acesso à educação e trabalho. Por isso, é necessário investir em projetos de integração e inclusão dessa população.

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

Ao-apresentar-um-ou-mais-sintomas-da-Dengue-e-imprescindivel-que-a-pessoa-procure-um-servico-de-saude-para-diagnostico-e-tratamento-adequado
buzu-obitos-1-1
stf-foto-divulgacao
01HV4N7Y4VV8557B82P3QDS2QT
download
incendio-Amazonia1
dengue
Lula
SergioMoro-Podemos-Filiacao-Candidatura-Presidente-AlvoaroDias-RenataAbreu-39-scaled-1-848x477-1
1664292344633315f8bf64b_1664292344_3x2_md
20240409_102426
Carros-transito