Adicione o texto do seu título aqui

31 de outubro de “Dia das Bruxas” como é celebrado no Brasil

Compartilhe:

“O Dia das Bruxas é como é conhecido no Brasil o Halloween, tradicional festividade norte-americana que remete a bruxas e cenários assustadores. Essa festividade foi trazida para o Brasil pela influência da cultura norte-americana e tem se tornado cada vez mais popular aqui nos últimos anos.

Como o Dia das Bruxas não é uma celebração brasileira, as origens dessa festividade não estão no Brasil, mas sim nas Ilhas Britânicas. Considera-se que o Halloween foi uma festividade que se consolidou como uma influência do Samhain, uma tradicional festividade praticada no dia 1º de novembro pelos celtas.”

“Nessa celebração, acreditava-se que as barreiras entre o mundo dos vivos e dos mortos deixavam de existir. Os celtas realizavam festas com fogueiras e grande quantidade de alimentos, enfeitavam suas vilas com lanternas, pois acreditavam que o fogo afastava os mortos e demais espíritos maléficos que poderiam estar à solta.

A celebração se manteve bastante popular na cultura britânica e passou por um processo de cristianização durante a Idade Média e Idade Moderna. Isso aconteceu quando a Igreja Católica estabeleceu a celebração All Saints Day (Dia de Todos os Santos), em 1º de novembro, mesmo dia em que o Samhain era comemorado.

Com o tempo, a celebração se expandiu, e novas datas foram estabelecidas pela Igreja. Com isso, o dia 2 de novembro se transformou em All Souls Day, um dia de oração pelos mortos. As tradições do dia 1º e do dia 2 de novembro fizeram com que o dia 31 de outubro se transformasse em uma data de véspera dessas celebrações.

Assim, o dia 31 de outubro se estabeleceu como All Hallows’ Eve, traduzido como “véspera do Dia de Todos os Santos”. Muitas tradições do Samhain nas Ilhas Britânicas se consolidaram de maneira repaginada durante o All Hallows’ Eve. Na Escócia, por exemplo, a celebração passou a ser conhecida como Hallows Een, evidenciado a ligação entre as celebrações.

A festa chegou aos Estados Unidos durante o século XIX, sendo levada por imigrantes irlandeses que fugiam da fome em seu país e procuravam novas oportunidades na América. A festa se popularizou na cultura norte-americana, caindo no gosto popular a partir do começo do século XX e sendo exportada para o resto do mundo graças à influência recente da cultura norte-americana.”

“O Dia das Bruxas tem diversos símbolos, com alguns deles sendo bastante presentes na cultura popular. Entre os símbolos de destaque estão:

Bruxas: na cultura popular, as bruxas maléficas são figuras fortemente associadas com o Halloween.

Abóbora: como citado, as abóboras são tradicionalmente utilizadas na confecção das lanternas de Halloween.

Vassoura: símbolo ligado às bruxas por ser o meio de transporte delas na cultura popular.

Vampiros e morcegos: os vampiros são monstros que se alimentam de sangue humano, o que os associa diretamente com os morcegos. Esse animal também tem relação com lugares escuros, sujos, abandonados e assustadores.

Doces: no Halloween, têm relação com a tradição de pedir doces no lugar de travessuras.

Fantasmas

Caveiras

Monstros”

Compartilhe:

Leia mais

Capturar
uma-homenagem-a-quem-cuida-do-seu-condominio
Cop28-750x375
a-man-holds-a-bible-with-a-pencil-against-the-back-2JKKL6F-1-e1643639660810-780x450
incra-concede-r-16-2-milhoes-em-creditos-a-assentados-de-rondonia542x304_024aicitonp15pnpvsk1jutrg51bc266b1f941
20231125_123302
20231128_101045
onca-pintada-591459416
bdd0dd36-5b02-4e1d-a8ed-b519ca17fc69
Samu BA
depositphotos_142502785-stock-photo-conqueror-with-a-flag
ag_7_11-jpg

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados