O Povo News

31 de outubro de "Dia das Bruxas" como é celebrado no Brasil

“O Dia das Bruxas é como é conhecido no Brasil o Halloween, tradicional festividade norte-americana que remete a bruxas e cenários assustadores. Essa festividade foi trazida para o Brasil pela influência da cultura norte-americana e tem se tornado cada vez mais popular aqui nos últimos anos.

Como o Dia das Bruxas não é uma celebração brasileira, as origens dessa festividade não estão no Brasil, mas sim nas Ilhas Britânicas. Considera-se que o Halloween foi uma festividade que se consolidou como uma influência do Samhain, uma tradicional festividade praticada no dia 1º de novembro pelos celtas.”

“Nessa celebração, acreditava-se que as barreiras entre o mundo dos vivos e dos mortos deixavam de existir. Os celtas realizavam festas com fogueiras e grande quantidade de alimentos, enfeitavam suas vilas com lanternas, pois acreditavam que o fogo afastava os mortos e demais espíritos maléficos que poderiam estar à solta.

A celebração se manteve bastante popular na cultura britânica e passou por um processo de cristianização durante a Idade Média e Idade Moderna. Isso aconteceu quando a Igreja Católica estabeleceu a celebração All Saints Day (Dia de Todos os Santos), em 1º de novembro, mesmo dia em que o Samhain era comemorado.

Com o tempo, a celebração se expandiu, e novas datas foram estabelecidas pela Igreja. Com isso, o dia 2 de novembro se transformou em All Souls Day, um dia de oração pelos mortos. As tradições do dia 1º e do dia 2 de novembro fizeram com que o dia 31 de outubro se transformasse em uma data de véspera dessas celebrações.

Assim, o dia 31 de outubro se estabeleceu como All Hallows’ Eve, traduzido como “véspera do Dia de Todos os Santos”. Muitas tradições do Samhain nas Ilhas Britânicas se consolidaram de maneira repaginada durante o All Hallows’ Eve. Na Escócia, por exemplo, a celebração passou a ser conhecida como Hallows Een, evidenciado a ligação entre as celebrações.

A festa chegou aos Estados Unidos durante o século XIX, sendo levada por imigrantes irlandeses que fugiam da fome em seu país e procuravam novas oportunidades na América. A festa se popularizou na cultura norte-americana, caindo no gosto popular a partir do começo do século XX e sendo exportada para o resto do mundo graças à influência recente da cultura norte-americana.”

“O Dia das Bruxas tem diversos símbolos, com alguns deles sendo bastante presentes na cultura popular. Entre os símbolos de destaque estão:

Bruxas: na cultura popular, as bruxas maléficas são figuras fortemente associadas com o Halloween.

Abóbora: como citado, as abóboras são tradicionalmente utilizadas na confecção das lanternas de Halloween.

Vassoura: símbolo ligado às bruxas por ser o meio de transporte delas na cultura popular.

Vampiros e morcegos: os vampiros são monstros que se alimentam de sangue humano, o que os associa diretamente com os morcegos. Esse animal também tem relação com lugares escuros, sujos, abandonados e assustadores.

Doces: no Halloween, têm relação com a tradição de pedir doces no lugar de travessuras.

Fantasmas

Caveiras

Monstros”

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

Imagem do WhatsApp de 2024-07-19 à(s) 06.07
Imagem do WhatsApp de 2024-07-18 à(s) 07.34
OIF
2344er
agora3_33
download
FmxpEXGWQBYF6ba
1000386008-300x200
R
governador-jeronimo-divulgacao-GOVBA-1000x530-1-e1705379913161-1728x800_c
Imagem do WhatsApp de 2024-07-17 à(s) 11.46
R