O Povo News

30 de Outubro dia Nacional do Ginecologista e Obstetra

Neste dia 30/10 nossos homenageados são os profissionais de saúde responsáveis por cuidar da saúde do aparelho reprodutor feminino e ajudar mulheres a darem a luz da forma mais segura e confortável possível: os ginecologistas e obstetras.

O termo obstetrícia vem do latim “obstetrix”, que é derivada do verbo “obstare” (ficar ao lado). Sendo assim, o termo se refere à pessoa que acompanha a mulher no momento do parto. O início da profissão remonta aos primórdios da civilização, diferentemente da ginecologia, que teve início no século 19.

Os EUA são considerados o berço da ginecologia, pois foi a partir de pesquisas e descobertas científicas realizadas na Universidade da Pensilvânia que a especialidade teve sua origem, local onde também surgiram os primeiros ensinamentos nessa área. Algumas descobertas no mundo da medicina tiveram grande influência com o surgimento da ginecologia, como por exemplo a assepsia, antissepsia e anestesia.

Antes de continuarmos, precisamos saber: você já utiliza um software médico para realizar seus atendimentos na clínica? Convidamos você a conhecer o Ninsaúde Apolo, software online que pode ser utilizado em um tablet, smartphone ou da forma tradicional, em computadores. Saiba mais em nosso site apolo.app.

Também foi nos EUA que aconteceram outros feitos de grande relevância para a especialidade:

  • Em 1809 foi realizada a primeira extração de ovários, conhecida como ovariotomia. O responsável pelo feito histórico foi o médico Ephraim MacDowell;
  • Nascido em 1813, o médico estadunidense James Marion Sims foi considerado mais tarde o “pai da ginecologia moderna”, sendo seu trabalho mais importante uma técnica cirúrgica para reparação da fístula vesicovaginal, uma complicação gerada pelo trabalho de parto prolongado em excesso;
  • Em 1849, J. Marion Sims inaugurou a cirurgia de fístula vesicovaginal;
  • Na década de 1940 surgia o exame Papanicolau, criado pelo médico Geórgios Papanicolau.

Além disso, em 1978 houve o nascimento do primeiro bebê de proveta da história, a inglesa Louise Brown.

Para celebrar o Dia Nacional do Ginecologista e Obstetra, foi escolhida a data da criação da FEBRASGO (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia), que ocorreu em 1959 na sede da Associação Médica de Minas Gerais, em Belo Horizonte, durante a XI Jornada Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.

Sempre que houver qualquer alteração nos órgãos reprodutores ou em relação à saúde sexual da mulher num geral, o médico ginecologista deverá ser procurado. Algumas das causas mais frequentes de sua procura são:

  • Ausência de menstruação ou excesso da mesma;
  • Cólicas menstruais severas;
  • Corrimento vaginal com forte odor;
  • Dor vaginal (inclusive durante relações sexuais);
  • Dor e secreção nas mamas;
  • Gravidez;
  • Exames preventivos, entre outros.

O obstetra é o profissional responsável por cuidar da reprodução humana e ajudar mulheres a darem à luz da forma mais segura e confortável possível. Sendo assim, é natural fazer uma visita ao profissional especialista dessa área na primeiras semanas de gravidez.

Em alguns casos, quando há a possibilidade de uma gravidez planejada, a mulher pode optar pelo acompanhamento com o ginecologista obstetra antes mesmo da concepção, pois dessa forma é possível que o profissional monitore indicadores de saúde e oriente a paciente em relação aos cuidados necessários para o desenvolvimento do bebê.

Dessa forma fica então registrado os parabéns da equipe Ninsaúde Apolo a todos os ginecologistas e obstetras!

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

Processo contra deputados
BF-770x535
ibametro-teste-balanca-rodovia-baiana
Demarcação terra indigena
RuiCosta-03abr204
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
post-1713389641
6d4f41e9-3db8-4519-87ea-83693d3cd5e6
idosos-beneficios-carteira-do-idoso-cadastro-unico-cadunico
mor
senado