Etimologicamente, Teologia é a junção de dois termos gregos: Theós + logia = Deus + estudo. No caso da palavra grega logia, seu significado expressa “saber”, “ciência”. E Théos significa Deus. Portanto, etimologicamente, Teologia é “um discurso, um saber, uma palavra, uma ciência de/ou sobre Deus”. Ou seja, Teologia é expressar através da palavra o conceito que se faz do Deus vivo no pensamento humano. Um curso de Teologia desperta nos futuros teólogos e teólogas uma vida espiritual integral de comprometimento com o saber bíblico-teológico para servirem à evangelização, à pastoral, à pesquisa e ao diálogo da Igreja com a sociedade, nos diferentes aspectos: biossociais, político-econômicos, éticos, multiculturais, científicos e educacionais, propondo caminhos de diálogos para a transformação da sociedade pós-moderna. Em casos vocacionais, serve como preparação para o ministério pastoral e capacitação missionária.
Qual a importância da Teologia no mundo?
A Teologia tem contribuído de forma decisiva na formação e capacitação de pessoas para o desenvolvimento de atividades relacionadas aos serviços religiosos, sociais e humanitários.
A história social revela a forte disposição do ser humano pela busca de respostas de natureza espiritual; o que indica que a busca pelo Sagrado se faz presente, de forma marcante e isso pode ser percebido nas mais diversas manifestações de grupos humanos na cultura contemporânea.
Nesse contexto, a Teologia se propõe discutir, em diferentes níveis educacionais para a compreensão do ser humano, não apenas na relação com o Sagrado, mas também nos modos pelos quais as representações de Sagrado interferem nos vínculos interpessoais, na construção de projetos de vida e na relação do ser humano com os acontecimentos mais significativos do cotidiano.
O profissional desta área tem uma gama de oportunidade, como:
- Liderança eclesiástica e ministerial (igrejas, pastorais e ministérios);
- Agências missionárias e/ou humanitárias;
- Capelania hospitalar, empresarial, escolar, militar, prisional, esportiva e em plataformas marítimas;
- Docência no Ensino Teológico e áreas afins das humanidades;
- Promotores de políticas públicas;
- Editoras, na produção de revistas e livros voltados para a religião;
- Atividades em ONGs de atendimentos religiosos, sociais e humanitários;
- Desenvolvimento de pesquisas nas áreas de Teologia, Ciências das Religiões e afins.
A distinção entre Ciência da Religião e Teologia não está no objeto de estudo, mas na maneira de abordá-lo. Resumidamente, concluímos que os teólogos são religiosos especialistas, enquanto os cientistas da religião são especialistas em religião e em fenômenos religiosos.
A teóloga e o teólogo precisam ter: a fé-palavra, a fé-experiência e a fé-prática, pois a Teologia se faz em função da fé que se tem no sagrado, dentro da tradição cristã, ou mesmo no objetivo de tentar alcançá-la. Já as Ciências da Religião pesquisam comparativamente as tradições religiosas e suas formas de expressar o ser divino.