MILHO
Nesta sexta-feira, dia 24 de maio, é comemorado o “Dia Nacional do Milho”, data criada com o objetivo de estimular e apoiar a produção deste cereal tão presente na vida dos brasileiros. De fato, muitas vezes nem nos damos conta, mas o milho é um produto que está presente na maior parte dos alimentos que consumimos e de produtos que utilizamos no dia-a-dia.
As mais conhecidas apresentações do milho são familiares a todos nós: pamonhas, bolos, broas, canjica, doces, pipoca, milho verde e outros produtos consumidos sob forma direta. O milho, entretanto, é o principal insumo na criação de aves, suínos, bovinos e peixes. “O milho está para a agricultura assim como o aço está para a indústria”, compara Nelson Kowalski, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Milho (Abimilho), entidade que representa as indústrias de processamento do milho.
CAFÉ
No Brasil, o Dia do Café relembra o início das grandes plantações cafeeiras no país, responsáveis por representar um importante período histórico para o desenvolvimento da economia e sociedade brasileira.
De acordo com dados da ABIC, aproximadamente 9 em cada 10 brasileiros com mais de 15 anos consomem café. Seja ele carioca, cappuchino, expresso ou americano… O café é sem dúvidas um “queridinho” no país.
Curiosidades sobre o café
- Quando consumido com moderação, o café pode ser um importante aliado para aumentar os níveis de concentração;
- O café é a segunda bebida mais consumida no mundo (em primeiro lugar está a água);
- A cafeína (nas doses certas) ajuda a evitar a depressão e o mau humor;
- A borra de café pode ser usada como adubo para plantas;
- Acredita-se que o café surgiu por volta do século IX, na Etiópia.
INFANTARIA
A Infantaria tem como característica essencial a aptidão para combater a pé, em todos os tipos de terreno e sob quaisquer condições meteorológicas, podendo utilizar variados meios de transporte.
Uma de suas missões é conquistar e manter o terreno, aproveitando a capacidade do infante de progredir em pequenas frações, difíceis de serem detectadas em todos os tipos de terreno. Isso permite que ele se aproxime do inimigo para travar o combate corpo-a-corpo.
A Infantaria poderá ter especializações das mais diversas: motorizada, blindada, Paraquedista, leve, de selva, de caatinga, de montanha, de guardas e de polícia.
DIGITADOR
Um funcionário responsável pela digitação de dados é um membro da equipe contratado para inserir ou atualizar dados em um sistema de computador. Dados são freqüentemente inseridos em um computador a partir de documentos em papel usando um teclado. Os teclados usados muitas vezes podem ter teclas especiais e cores múltiplas para ajudar na tarefa e agilizar o trabalho. A ergonomia adequada na estação de trabalho é um tópico comum considerado.
O funcionário de entrada de dados também pode usar um mouse, e um scanner alimentado manualmente pode estar envolvido.
Velocidade e precisão, não necessariamente nessa ordem, são as principais medidas do trabalho
A invenção do processamento de dados com cartões perfurados na década de 1890 criou uma demanda para que muitos trabalhadores, geralmente mulheres, operassem máquinas perfuradoras. Para garantir a precisão, os dados geralmente eram inseridos duas vezes; na segunda vez, um dispositivo de digitação diferente, conhecido como verificador (como o IBM 056), foi usado.
Na década de 1970, a entrada de dados em cartões perfurados foi gradualmente substituída pelo uso de terminais de exibição de vídeo