O Dia do Podcast é celebrado em 21 de outubro no Brasil, para homenagear o lançamento do primeiro podcast brasileiro, o “Digital Minds”. Existe também o Dia Internacional do Podcast, em 30 de setembro, uma data de origem americana que celebra o formato de áudio em todo o mundo.
Dia do Podcast no Brasil (21 de outubro)
Origem: Data definida em homenagem ao lançamento do “Digital Minds”, o primeiro podcast brasileiro, criado por Danilo Medeiros em 21 de outubro de 2004.
O que é: Um dia para celebrar a popularização do formato de áudio no país e a produção de conteúdo para ouvintes em plataformas digitais.
Dia Internacional do Podcast (30 de setembro)
Origem: Uma data internacional, comumente celebrada em 30 de setembro, que destaca a evolução e o impacto do formato de áudio.
Os números apontam não apenas para a popularização e consumo deste formato de conteúdo, mas também indica tendências ligadas ao empreendedorismo e novas oportunidades de carreira para quem deseja ganhar dinheiro como produtor independente.
Cinco dicas para quem quer ser um podcaster
- Ame o tema
Para quem está entrando no universo dos podcasts, escolher o tema ideal é importante para atrair o público e manter a inspiração para criar o conteúdo. Por isso, nada melhor do que escolher um tema que você ama e que conhece bem! ‘Se estiver sem ideias, uma ótima tática é pensar em qual tipo de podcast você gostaria de consumir e que está faltando na indústria”. Recomenda.
- Defina o formato do programa
Ao estabelecer um formato, você determina a estrutura do programa e facilita o começo das gravações. São inúmeros formatos possíveis atualmente, como bate-papo, históri de ficção ou não-ficção, solo, mesa redonda, entre outros.
Além disso, Zamberlan recomenda uma escolha criteriosa ao definir ser (ou não) o apresentador em seu próprio podcast. “Essa é uma escolha oopcional, mas bem interessante para trazer conversas ricas, com dois pontos de vistas únicos aos ouvintes”, diz.
- Invista na imagem de capa
A imagem da capa é uma parte importante da sua estratégia, ela é a primeira experiência que os ouvintes terão com seu conteúdo. A dica é, portanto, trazer alguns conceitos do tema do seu podcast já para essa arte de capa, o que pode ajudar em bons resultados.
- Descubra quem é seu público e se conecte com ele
Ao usar algumas plataformas para publicar o seu podcast—como a Anchor — é possível acompanhar dados demográficos e tendências ligadas aos principais ouvientes. Segundo a especialista, isso é fundamental para um produtor de conteúdo. “Use as redes sociais para se conectar e interagir com seus ouvintes, além de, claro, divulgar seu programa”, diz.
- Persista mesmo diante das baixas
Estudos do Spotify apontam que o maior crescimento de um podcast acontece logo nos quatro primeiros meses de seu lançamento. Diante disso, ainda que o produto não decole logo de início, a recomendação de Zamberlan é não desanimar. “É fácil desanimar quando o podcast parece não estar decolando, mas não desista”.
O mercado de podcasts
Recentemente, o Spotify conduziu um estudo com sua base de ouvintes batizado de Fan Study, para identificar o perfil dos fãs de podcast no mundo. Entre as principais conclusões do estudo está a de que a de que a geração Z, formada por jovens de 13 a 24 anos, é a que tem a maior facilidade em explorar novos produtos, encontrando podcasts a uma taxa duas vezes superior às outras gerações.
A análise também indica os gêneros favoritos de ouvintes pelo mundo, com recortes em cada região. Na América Latina, por exemplo, a predileção é por podcasts de ficção, enquanto na América do Norte e Ásia, pessoas buscam por produtos ligados a crianças e família e religião e espirituralidade, respectivamente.