Hoje, dia 17 de outubro é comemorado o dia da Agricultura, que também é homenageada em outras datas ao longo do ano, como 20 de março, considerado o Dia Mundial da Agricultura. O dia 17 de outubro também é motivo de celebração por fazer parte das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, que ocorre anualmente em 16 de outubro, desde 1945. Vale lembrar que em 25 de julho também é celebrado o Dia Internacional do Agricultor Familiar.
Durante milhares de anos, o desenvolvimento da agricultura foi muito lento. O bom desempenho da produção dependia essencialmente de fatores naturais, como a qualidade do solo, umidade, condições climáticas, relevo, proximidade de cursos d’água etc. Esses fatores determinavam a qualidade e a quantidade de produtos agrícolas cultivados. Entretanto, com a criação e surgimento gradual de técnicas e ferramentas destinadas ao controle da produção, o ser humano conseguiu minimizar e, em alguns casos, eliminar os empecilhos naturais ao alcance da produtividade desejada. Técnicas como a rotação de culturas, correção do solo e, principalmente, a irrigação e o controle de pragas permitiram ao ser humano maior autonomia para a produção de gêneros agrícolas.
A agricultura é um setor econômico que influencia de forma muito significativa no desenvolvimento do Brasil. Parte da economia brasileira depende da agricultura, pois este é um setor que gera empregos para 22% da população ativa, 20% das exportações são de produtos agrícolas, 12% do PIB (Produto Interno Brasileiro) são representados pela agricultura. Apesar de o Brasil possuir ótimas condições, desde o clima até o solo, não chega ser um país auto-suficiente, produtos como, por exemplo, o trigo, que é proveniente de países estrangeiros, para ser cultivado no Brasil, possui um valor muito elevado, além disso, muitos produtos são produzidos exageradamente para atender a demanda externa, e toda essa situação exige muito investimento.
O nosso muito obrigado a todos vocês, que junto da Agricultura, ajudam o país crescer.
A agricultura é a prática de cultivar o solo para produzir alimentos, como frutas, vegetais e grãos, e matérias-primas para indústrias. Essa atividade econômica, que pertence ao setor primário, é fundamental para a alimentação humana, vestuário e geração de energia. É uma prática milenar que possibilitou o sedentarismo humano e continua sendo uma das principais atividades econômicas e de produção de alimentos no mundo.
O que é a agricultura
- Definição: É o preparo do solo, o plantio, o cultivo e a colheita de plantas.
- Setor da economia: Faz parte do setor primário da economia, que também inclui a pecuária e o extrativismo.
- Origem: Surgiu há mais de 10 mil anos, sendo um marco na história da humanidade que permitiu o desenvolvimento de aglomerados humanos e o sedentarismo.
Tipos e sistemas
- Tipos: Existem diferentes tipos de agricultura, como a tradicional, moderna, familiar, patronal e orgânica.
- Sistemas: Os sistemas agrícolas são classificados como extensivo ou intensivo, dependendo do uso de técnicas, capital e mão de obra.
- Importância e impacto
- Alimentação e matérias-primas: A agricultura é responsável pela produção da maior parte dos alimentos e matérias-primas do mundo.
- Impactos ambientais: Práticas agrícolas inadequadas podem causar desmatamento, poluição da água e esgotamento do solo. Por outro lado, a agricultura também pode ajudar a mitigar mudanças climáticas e enriquecer a biodiversidade.
A agricultura no Brasil
- Importância econômica: É uma das principais atividades econômicas do país e uma das responsáveis pelo abastecimento do mercado interno.
- Agricultura familiar: Desempenha um papel vital no abastecimento interno do Brasil, sendo responsável por mais de 70% da produção de alimentos.
- Principais produtos: A soja é o principal produto de exportação, mas a produção de milho, café, cana-de-açúcar e algodão também é de grande destaque.