O Povo News

17 de julho: Dia de Proteção às Florestas

Celebrado em 17 de julho, o Dia de Proteção às Florestas chama a atenção para a importância da preservação das matas brasileiras, que abrigam cerca de 20% de todas as espécies do planeta — a maioria concentrada na Floresta Amazônica. A data também homenageia o Curupira, personagem do folclore nacional que simboliza a defesa da natureza.

Comemorado em 17 de julho, o Dia de Proteção às Florestas reforça a importância da preservação ambiental e homenageia o Curupira, personagem da cultura popular brasileira, conhecido como guardião das matas. A data chama atenção para os riscos que ameaçam ecossistemas essenciais ao equilíbrio do planeta.

O Brasil abriga cerca de 20% das espécies do mundo, concentradas principalmente na Floresta Amazônica — uma das regiões mais impactadas pelo avanço do desmatamento e das queimadas ilegais. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, em 2024, quase um terço dos focos de incêndio registrados na Amazônia atingiram áreas de floresta primária. Para a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, os dados revelam a atuação de um esquema criminoso de destruição ambiental, com o objetivo de ocupar terras públicas que, depois, ganham pedidos de regularização fundiária. (ministra Marina Silva) “A realidade é que a gente precisa mudar as práticas. Incêndio em área com floresta, 32% do que está queimando tá sendo dentro de floresta primária. Se não tem incidência de raio, quem está fazendo isso é quem tem interesse em degradar a floresta, depois vem para esta casa pedir a regularização fundiária daquilo que foi criminalmente destruído. Isso é roubo do patrimônio público.

Não tem outro nome.” A senadora Teresa Leitão, do PT de Pernambuco, reconhece que o Congresso tem avançado na criação de leis de proteção ambiental, mas destaca que a fiscalização ainda é insuficiente. Para ela, crimes ambientais são uma ameaça direta à vida na Terra: (senadora Teresa Leitão) “E eu acho que a ação criminosa da especulação, os desmatamentos ilegais, o desrespeito a áreas preservadas são coisas recorrentes. E nesse fato mais recente das queimadas e dos incêndios, isso termina sendo um crime contra a vida, a vida humana, a vida animal, a vida vegetal e nós temos que ter cuidado redobrado.” As florestas desempenham um papel estratégico para o planeta.

Regulam o clima, garantem o abastecimento de água, alimentos e medicamentos, sequestram carbono da atmosfera e preservam a biodiversidade. Também impulsionam a economia, ao gerar emprego e renda para milhões de pessoas. Especialistas alertam: proteger as florestas é essencial para a qualidade de vida da população atual e das futuras gerações. Com supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Isabel Cristina.

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

580f25a7-f282-4c62-8080-6857085711df-328x260
images (1)
trovadores
Capturar
Capturar
xd
Camara-aprova-aumento-do-numero-de-deputados-para-531-texto-vai-ao-Senado
9CAEF99E-2CEE-4077-8274-540D214AAF71
1735895484cats
Imagem do WhatsApp de 2025-07-15 à(s) 21.13
20250715_151728
b2ap3_large_Jeronimo-e-Lula