O Povo News

15 de abri: Conservação do Solo, Desenhista e Desarmamento Infantil

O Dia nacional da conservação do solo, 15 de abril, foi instituído pela Lei n.º 73876, de 13 de novembro de 1989, e é uma homenagem ao norte-americano Hugh Hammond Bennett (1881-1960), considerado o “pai da conservação do solo”. No Brasil, a criação da data é uma iniciativa do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O combate e conscientização sobre o que provoca a poluição do solo é outro ponto de destaque debatido durante este dia.

Qualquer tipo de deposição, disposição, descarga, infiltração, acumulação, injeção ou enterramento de substâncias e produtos poluentes, em estado líquido, gasoso ou sólido, nos solos e subsolos deve ser combatido.

Desarmamento Infantil

O Dia do desarmamento infantil, tem como objetivo promover a reflexão quanto às atitudes adotadas pelos cidadãos que podem levar as crianças a usar armas depois de adultas, tais como jogos e brinquedos, os quais banalizam a violência.

Debater as consequências que os incentivos ao uso de armas de fogo por crianças podem provocar na vida destes futuros adultos.

Réplicas de armas de fogo de brinquedo ou nos jogos de vídeo game, por exemplo, são alguns dos tópicos que provocam debates sobre até quando podem influenciar negativamente as crianças ao mundo do crime e banalizar a violência.

Durante esta data, a prefeitura de diversas cidades brasileiras, assim como escolas, centros e institutos de Educação e outras instituições promovem palestras e espaços de discussão para conscientizar as pessoas sobre os reais perigos que as crianças são expostas ao utilizarem simuladores de armas de fogo.

Neste sentido, são programadas atividades esportivas, artísticas, culturais, entre outras, com o intuito de mostrar aos jovens as possibilidades que estão disponíveis para eles na vida, ajudando a descobrir possíveis talentos e que não os leve a vida do crime.

Desenhista

A data é destinada a homenagear os profissionais e artistas que encantam e fascinam com seus traços e criatividade. O desenhista, além da sensibilidade, precisa entender os sentidos de perspectiva, ângulo, profundidade, luz e sombra na hora de produzir os seus trabalhos.

Um desenhista pode atuar em diversas áreas, desde ilustrações voltadas para o entretenimento, arte digital, agências de publicidade ou até mesmo desenhar como um hobby, sem pretensões financeiras.

O desenho mais caro do mundo é da autoria do pintor renascentista italiano Rafael e foi vendido em 2012 por 36,5 milhões de euros. Trata-se de “A Cabeça de Apóstolo” (1519-1520) feito como estudo para seu quadro “A Transfiguração”.

Desenhar faz parte do desenvolvimento cognitivo das crianças e as preparam para a tarefa de segurar o lápis e escrever.

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

Elon-Musk-e-Moraes
FHDSHDSHH
documentos-fdr-1
ccccccc
Xh2Xanz3yUKU945xiqMkn3qHnySBN05Qi5H46CfW
IMG_5791
285736_widelg_widelg
istockphoto-168614830-612x612
líderes-g20
conta-de-luz-fdr-19
1_20191217_04476-7097462
20240411_083923