Nesta sexta-feira, 14 de Novembro, é considerado o Dia Mundial de Combate ao Diabetes. A data vem sendo utilizada como alerta para o aumento da incidência da doença e divulgar informações que ajudem na prevenção e controle desse mal, que segundo dados da International Diabetes Federation (IDF), já atinge 7,6 milhões de casos, somente no Brasil.
Para quem ainda desconhece, a diabetes é a incapacidade do pâncreas em produzir a quantidade de insulina necessária e, consequentemente, causa um aumento anormal do açúcar ou da glicose no sangue. Dentre os fatores de riscos, os mais comuns são: excesso de peso; má alimentação; sedentarismo e o histórico familiar.
Entre os sinais e os sintomas mais presentes nas pessoas que aparenta, estar com a diabetes são: a perda de peso, falta de energia e sede excessiva. Por isso, a necessidade de exames, como por exemplo, o do teste de glicemia (exame de ponta de dedo), que pode detectar previamente tal enfermidade.
Aqui no estado, algumas prefeituras e até mesmo serviços públicos e particulares de saúde, já estão preparando uma programação especial para alertar a população sobre os riscos do diabetes. Informe-se na prefeitura de sua cidade ou em postos de saúde mais próximos de sua casa. É sempre bom dar atenção para os cuidados que só trazem ganhos à rotina e à saúde.