Festa da marujada em Prado dá show de Cultura e religiosidade

Cássio Silva, grande noticiador de Prado retratou com muita competência a cultura tradicional de Prado, na festa de São Benedito. A famosa marujada já tem lugar no dia-a-dia de Prado.

A marujada, também conhecida como fandango, é um folguedo típico das regiões Nordeste e Norte do Brasil. A marujada é considerada uma importante representação cultural, de caráter popular, do folclore brasileiro. Participam, deste folguedo, homens (geralmente com os instrumentos musicais), mulheres (geralmente nas danças e encenações) e também crianças (nas encenações). No Prado sempre realizam suas danças nas festas religiosas. Se unem na liturgia para embelezar a festa de São Benedito

A marujada surgiu em Portugal, como comemoração, no contexto das conquistas e descobrimentos marítimos dos séculos XVI e XVII. Chegou ao Brasil, através dos portugueses que colonizaram nosso país. Porém, sofreu, em terras brasileiras, algumas modificações e adaptações culturais, ficando desta forma um pouco diferente do fandango de Portugal.

A cada ano o Prado festeja com competência essa tradição que é muito conhecida no nordeste e na região do Extremo Sul da Bahia.

 

Imagens Cássio Silva

Compartilhe:

Deixe seu comentário


Veja mais


O POVO NEWS

Fale com a gente